15/04/2024 às 10h33min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h01min

Trabalho: INSS afastou mais de 27 mil trabalhadores em 2023, por lesões nas mãos

Membros são os mais atingidos por acidentes de trabalho, questão que é foco de campanha em abril; SBCM explica principais lesões

Carolina Santaro Lantim
Freepik

As mãos são os principais instrumentos de trabalho, afinal, elas operam complexos maquinários, ferramentas e, por estarem à frente de tudo, são as partes mais atingidas em acidentes de trabalho – questão essa que é foco de campanha em abril, mês marcado pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4).

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2023 foram concedidos 27.477 benefícios acidentários (por incapacidade temporária e permanente) envolvendo fraturas, amputações, ferimentos, traumatismo superficial, lesão por esmagamento e trauma de nervos, todos relacionados à mão e ao punho. O número é 8,4% maior do que o registrado em 2022 (25.333 benefícios).

“Não é incomum ver casos de trabalhadores que sofrem esmagamento e até amputação da mão durante a operação de alguma máquina, cortes graves com ferramentas, como serras, enfim, situações complexas que podem resultar em longo afastamento do trabalho, até a recuperação da lesão ou em sequelas que comprometam permanentemente a execução de determinadas tarefas”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.

Entre as principais causas que resultam em acidentes de trabalho envolvendo as mãos estão o desrespeito às normas de segurança; a utilização inadequada dos equipamentos de proteção individual; máquinas e ferramentas que não oferecem um nível de proteção adequado para o trabalho, além da falta de treinamento e informação correta sobre a execução do serviço.

Em caso de ocorrências, o presidente da SBCM explica como proceder com os primeiros socorros. “Se for uma fratura, mantenha o membro alinhado, imobilize-o de alguma maneira, para evitar deformidades e busque rapidamente atendimento médico. Em situações de esmagamento, lave com água corrente e cubra com panos impôs”, fala.

Se houver amputação, o especialista orienta comprimir o local com panos limpos e envolver o membro amputado em gaze estéril, fechando-o em um saco plástico limpo. “Coloque o saco dentro de um recipiente com água e gelo e vá imediatamente ao hospital”, diz.

Já se tratando de cortes profundos, é necessário controlar a hemorragia. “Se houver um objeto cravado no corte não tente retirá-lo, pois pode provocar uma hemorragia maior”, lembra o cirurgião da mão. “Em casos de sangramento intenso, é recomendado elevar o membro para reduzir o fluxo de sangue e, com uma compressa de gaze contendo o sangramento, um médico deverá ser consultado imediatamente para avaliar o corte e fazer os procedimentos adequados”, completa.

O presidente da SBCM ressalta que melhor do que remediar, é prevenir. “As empresas devem atuar constantemente com treinamento e ações que reforcem o trabalho seguro, afinal, o trabalhador é a força motriz que move tudo”, conclui.

 

Crédito da foto: Freepik

Legenda: As mãos são os principais instrumentos de trabalho, afinal, elas operam complexos maquinários, ferramentas e, por estarem à frente de tudo, são as partes mais atingidas em acidentes de trabalho.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM)

Predicado Comunicação

Lilian Rossetti - [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Carolina Santaro – [email protected] (11) 91112-6611 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 99144-5585 WhatsApp


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp