15/04/2024 às 14h10min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Como persuadir a rede de apoio a seguir as regras de alimentação dos pais?

Ministério da Saúde não recomenda consumo de açúcar para crianças abaixo de dois anos

redação
Divulgação

As datas comemorativas são o pretexto ideal para reunir familiares e amigos ao redor da mesa, celebrando uma ocasião com almoços ou jantares especiais. E as crianças não podem ficar de fora da celebração, alegrando todos estes momentos. Porém, nem sempre é possível preparar um único cardápio para adultos e crianças, já que a alimentação dos pequenos pede cuidados específicos, principalmente quando o assunto é a sobremesa que será servida.

Segundo o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, uma publicação do Ministério da Saúde, não é recomendado o consumo de açúcar para crianças de até 2 anos de idade. 

A indicação acontece pois diversas doenças manifestadas na vida adulta começam com hábitos desenvolvidos ainda na infância. O consumo de açúcar está ligado a doenças como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras. Crianças que consomem açúcar podem apresentar problemas dentais e obesidade, além de poder acostumar o paladar infantil e dificultar a introdução alimentar.

Mas, além dos esforços em manter uma alimentação balanceada dentro de casa, os pais precisam explicar para a sua rede de apoio que determinados alimentos não fazem bem para os pequenos, garantindo que a prática seja seguida por todos os cuidadores de seus filhos. Para ajudar nestes momentos, o aplicativo Bebê+, da Philips Avent, marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo, apresenta conteúdos exclusivos sobre a alimentação infantil.

No artigo “Hora de fazer bagunça: como introduzir alimentos sólidos”, disponível no app, os pais encontram informações sobre a introdução alimentar. Segundo a OMS, a partir de seis meses, os bebês podem começar a consumir comidas sólidas, sempre seguindo o acompanhamento de um pediatra. Neste momento, a família apresenta ao bebê novos sabores e texturas, com variadas opções de frutas, verduras e legumes. É hora de mostrar para a rede de apoio que os momentos ao redor da mesa com os pequenos podem ser divertidos, sem abrir mão de uma alimentação balanceada.

Dessa forma, lembre-se de garantir um ambiente confortável e feliz para o crescimento da criança. Sugira diferentes maneiras de estreitar o relacionamento com a rede de cuidadores, envolvendo-os nas brincadeiras, passeios e rotina da família. O convívio familiar é fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

O aplicativo Bebê+ traz artigos e vídeos que ajudam no acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e futuros marcos do bebê. A plataforma, disponível para download em IOS e Android, ainda conta com ferramentas úteis que registram importantes momentos e memórias do recém-nascido. Saiba mais no site: https://philips-digital.com/pt/baby-new/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp