09/04/2024 às 00h00min - Atualizada em 09/04/2024 às 00h00min

Páscoa deste ano apresenta impacto positivo no comércio, aponta pesquisa

Da Redação
Pixabay
A Páscoa é a principal data no ano para a venda de chocolates, e além dos chocolates, uma variedade de outros produtos é comercializada. Itens como brinquedos, flores, roupas e qualquer coisa que esteja associada ao gesto de presentear também são procurados pelos consumidores. Assim, a cesta de compras durante essa época inclui uma ampla gama de produtos, refletindo a diversidade de preferências e tradições presentes na  celebração da Páscoa. Desta forma, a data é muito relevante para o comércio catarinense e, em especial, para os estabelecimentos que comercializam chocolates.

Com base nisso, a Fecomércio SC realizou esta pesquisa de resultado de vendas de Páscoa com 379 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. A pesquisa foi realizada no período de 1º a 4 de abril.

A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista por telefone individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de  pesquisas da Fecomércio SC. O universo foi o de proprietários ou gerentes de estabelecimentos comerciais. Foram aplicadas nove perguntas, sendo oito fechadas e uma aberta. Os dados foram processados eletronicamente, e receberam tratamento estatístico.

Para a pesquisa de Resultado de Vendas da Páscoa 2024, realizada pela Fecomércio SC, foram entrevistados empresários sete setores. O segmento de ‘vestuário e acessórios’ se destacou como o mais representativo, compreendendo 30,3% das entrevistas. Em segundo lugar, os ‘mercados, supermercados e hipermercados’ também mostraram significativa participação, totalizando 17,9% das entrevistas realizadas.

Em relação ao porte das empresas participantes, observa-se que a maioria (78,1%) são microempresas, as quais possuem até 9 empregados. Em seguida, 19,3% das empresas são de pequeno porte, com 10 a 49 empregados. Por outro lado, as médias empresas (com 50 a 99 empregados) e as grandes empresas (com mais de 100 empregados) representam 1,3% do total cada uma.

Consumo menor

Em relação ao consumo, os resultados indicam uma redução nos gastos dos consumidores neste ano. O ticket médio nominal ficou 10,6% abaixo do valor registrado na Páscoa de 2023, totalizando R$ 192,80. Desde 2022, temos observado uma tendência de queda no ticket médio nominal. No entanto, é importante ressaltar que esse valor ainda é superior ao observado em 2020, ano em que houve uma forte queda no ticket médio, chegando a 55,6%, o que levou o indicador ao seu menor nível registrado, atingindo apenas R$ 67. Ao se considerar a inflação acumulada, o ticket médio de 2024 está 14,6% abaixo do observado em 2023.

O setor de ‘calçados’ e de ‘vestuário/acessórios’ tiveram os maiores tickets médio no ano, R$ 243,2 e R$ 238,6, respectivamente. Isso indica que, além de chocolates, os consumidores compraram outros itens. Apesar de liderarem a lista, o ticket médio de ambos os setores caiu em relação ao ano passado, 17,7% e 20,2%, respectivamente.

O ticket médio do setor de ‘chocolate e docerias’ foi de R$ 184,6 nesta Páscoa. Apesar de ocupar o terceiro lugar, foi o setor que mais cresceu na passagem do ano (13,9%). Também registraram aumento no ticket médio os setores de brinquedos (6,4%) e de livrarias e papelaria (3,6%). Por outro lado, houve queda nos setores de ‘lojas de departamento, magazines e multicoisas’ (-25,4%) e ‘mercados, supermercados e hipermercados’ (-17,5%).

Dentre os segmentos pesquisados, assim como em 2023, ‘chocolate e docerias’ obteve a maior variação comparada à Páscoa do ano anterior, alta de 31,9%. Em segundo, destaca-se o ramo de ‘brinquedos’ (11,8%), e na sequência aparecem ‘mercados, supermercados e hipermercados’ (10,9%), ‘calçados’ (10,8%), ‘lojas de departamento’ (4,1%) e ‘vestuário e acessórios’ (0,1%).

Ademais, ‘chocolate e docerias’ ainda mostrou grande variação do faturamento em relação aos demais meses do ano (50,6%). Ainda vale destacar que 32,4% das vendas das lojas classificadas como de ‘chocolate e docerias’ foram realizadas na modalidade online. De 2023 para 2024, esse percentual cresceu 7.7 pontos percentuais.

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