28/03/2024 às 18h45min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h01min

SUPERA Parque celebra 10 anos inovando e assumindo novos desafios

Solenidade realizada no SUPERALab, nesta terça-feira (26), contou com a presença de Alessandro Hirata, Secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Daniel Gobbi, vice-prefeito e empreendedores

AIs Comunicação e Estratégia
Supera Parque
Paixão pela ciência, inovações, resultados e projeção de um longo caminho de ainda mais sucesso. Foi desta forma que o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia celebrou os 10 anos de história, na manhã desta terça-feira (26), com a presença de diretores, autoridades públicas e empreendedores de Ribeirão Preto. A solenidade foi realizada no SUPERALab.

Mais de 70 pessoas interagiram no evento que resgatou a história do Parque Tecnológico, um dos principais habitats de inovação do Brasil, e debateu os próximos passos para ampliar em quantidade e qualidade os resultados conquistados nesta primeira década. Entre elas estavam Alessandro Hirata, Secretário da Casa Civil, Daniel Gobbi, vice-prefeito de Ribeirão Preto, Wilson França Prado, Secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento, Paulo Eduardo Arruda, gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e Geciane Porto, coordenadora da Comissão de Pesquisa e Inovação da FEA-RP USP.

“A gente evoluiu muito a questão do desenvolvimento econômico em Ribeirão Preto, principalmente com as startups. Lá atrás, o SUPERA Parque foi criado basicamente para fazer só parte de saúde, mas hoje já temos 30% de empresas de agronegócio, que é a nossa vocação na região. A gente acredita que nos próximos anos vamos fazer o polo tecnológico crescer ainda mais, gerando renda e emprego para a população de Ribeirão Preto”, disse Daniel Gobbi, vice-prefeito local.

As empresas do SUPERA Parque geraram em 2023 mais de 500 postos de trabalho de forma direta. Para 2024, o planejamento é realizar obras de pavimentação e rede de saneamento para disponibilizar 64 novos lotes para instalação de empresas, iniciar a construção do Health To Business Center, e estar presente com inovação na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo.

“É fundamental a gente louvar essa história do SUPERA Parque. São 10 anos de inovação, de fato. Essa confluência do poder público por meio da prefeitura, da academia com a Universidade de São Paulo, da sociedade civil e outras organizações é fundamental para a gente chegar em um cenário de inovação de verdade. Então, desses 10 anos a gente consegue colher esses frutos e com perspectivas fantásticas para o futuro”, avaliou Alessandro Hirata, Secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto.

O diretor presidente do SUPERA Parque, Sandro Scarpelini, ressalta a criação de novos empregos diretos e indiretos, além do crescimento das empresas incubadas. “Fazemos 10 anos, mas vale lembrar que este habitat de inovação foi idealizado há mais tempo que isso. Foi uma época de crescimento muito grande, porque essa infraestrutura que nós temos aqui trouxe a possibilidade da expansão do trabalho, para sair de 20 empresas incubadas em 2014 e chegar hoje a mais de 70 residentes no SUPERA Parque, fora as que já saíram daqui porque foram para o mercado e ganharam prêmios”, celebra Scarpelini o sucesso do Parque.

Um dos destaques do Parque Tecnológico é a SUPERA Incubadora de Empresas, eleita uma das três principais incubadoras da América Latina e entre as 15 do mundo, no estudo realizado pela UBI Global, empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, na Suécia.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 48 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

AIs. Comunicação e Estratégia
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363
Dimas Rodrigues (41) 99159-4452
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp