27/03/2024 às 15h50min - Atualizada em 28/03/2024 às 04h01min

Fez lipoaspiração e engordou de novo: por que isso acontece?

Médico cirurgião conta que a pergunta é recorrente no consultório e explica que a resposta tem a ver com hábitos pré-operatórios

Erika Ricci
Máxima, Assessoria de Imprensa
Freepik

A lipoaspiração é um procedimento poderoso que auxilia na remoção da gordura localizada e é indicada, principalmente, para quem não consegue obter resultados com dietas e exercícios físicos. A cirurgia evoluiu tanto nos últimos anos - com técnicas para esculpir o corpo, como a Lipo HD, ou aproveitar a gordura em outra área, como a lipoenxertia - que hoje é a mais realizada no Brasil.

De acordo com dados da última pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil realizou em 2022, 594 cirurgias de lipoaspiração por dia, o que equivale a 173.420 procedimentos em todo o período. Mas diante de tanta procura, qual é a dúvida campeã nos consultórios? O médico Ícaro Samuel, referência no Brasil e no exterior, responde: “Eu engordei depois da lipo, por que isso acontece?”.

Esta é a pergunta mais comum e mais recorrente tanto no consultório, como nas redes sociais e no canal no YouTube do médico, o maior do Brasil, com mais de 1,2M de inscritos. A resposta é simples e pouco tem a ver com o procedimento em si. “Primeiro que lipoaspiração não é para perder peso, obesidade se trata com dieta, exercício físico e todo um acompanhamento multidisciplinar. Eu não opero pacientes que estão com esta mentalidade, é perda de tempo e dinheiro, um investimento em um período pós-operatório que não vai dar certo se não mudar os hábitos antes de operar”, alerta.

Para o especialista, se o objetivo da lipo é emagrecer, já começou errado, inclusive o profissional escolhido deve orientar para uma mudança de hábito e comportamento anterior, lembrando que antes de qualquer procedimento cirúrgico é preciso se preparar e com a lipoaspiração, não é diferente. “Se você tiver hábitos errados, se comer errado, se não treinar, vai engordar novamente, isso acontece inclusive com a cirurgia bariátrica. Todo organismo que ganha mais energia do que necessita, faz um estoque disso e é aí que a gordura aparece”, explica.

E quanto tempo depois da lipo pode voltar a engordar? Se comer errado, horas depois isso já pode acontecer. O médico esclarece: “O corpo se adapta, nós somos muito moldáveis, então se a pessoa vem em um movimento de transformação com perda de gordura, ganho de massa muscular e um porte mais atlético, isso vai ser potencializado depois da lipo, com o metabolismo mais acelerado e consequentemente o ganho de músculo, esse paciente não vai voltar a acumular gordura”, enfatiza.

E como chapar a barriga depois da lipo?

Além de dieta e treino - que o médico reforça que devem começar antes mesmo da cirurgia - alguns exercícios específicos, como o LPF, que promove um vácuo, uma contração abdominal no nível máximo, ajudam bastante no resultado. Aparelhos também são bons aliados, como é o caso do Emsculpt, que promove 25 mil contrações musculares em 30 minutos.

“O resultado final da lipoaspiração aparece entre 3 e 9 meses, é preciso paciência para atingir o pico do desinchaço e a colagem total da pele”, finaliza doutor Ícaro.   

 

Sobre o especialista - Ícaro Samuel: Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM - 003697/TO.

Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Especialista em esculpir corpos. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. 

Instagram: @dricarosamuel

YouTube: @dricarosamuel - o maior canal de cirurgia plástica do Brasil

Site: https://www.dricarosamuel.com.br/

Quadra 404 Sul, Alameda 02 Qc 01, Lote 07 - Plano Diretor Sul, Palmas/TO

Telefone: (63) 3216-4091

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp