27/03/2024 às 16h45min - Atualizada em 28/03/2024 às 04h00min

Com foco na digitalização, Asia Shipping implementa o HBL Digital nas operações marítimas de importação

Nova versão do conhecimento de embarque traz, além de menos burocracia e emissão de CO2, mais agilidade e segurança no processo de liberação de cargas

Maria Julia Fernandes
Divulgação
São Paulo – SP, março de 2024 – Pensando sempre na segurança e sustentabilidade do negócio e dos clientes, a Asia Shipping, líder em integração digital de cargas por modal aéreo, marítimo e rodoviário, incorpora mais uma inovação em suas operações marítimas de importação: o HBL (House Bill of Lading) Digital. Esse documento, também conhecido como conhecimento de embarque marítimo, assegura a posse e a propriedade da carga embarcada, sendo emitido por transportador internacional (armador / nvocc) ao cliente final por meio da plataforma Wave BL, que utiliza tecnologia blockchain para garantir a transferência instantânea, criptografada e autenticada dos documentos. 

Antes dessa tecnologia, o BL era impresso e assinado manualmente e entregue ao exportador em três vias. Durante a pandemia da Covid-19, o envio deste documento foi afetado devido às diversas restrições. Nesse período, a Asia Shipping começou a buscar novas soluções para substituir o papel. Foi quando surgiu uma nova portaria autorizando a utilização do documento de forma digital.

Durante os testes e preparação para mudança desse processo, a Asia Shipping testou a emissão do BL em consignação com os armadores, o chamado MBL. Durante esse período, a empresa emitiu cerca de 26 mil documentos digitais pela plataforma Wave BL, eliminando aproximadamente 78 mil folhas de papel.

“Com a emissão direta do documento pela Asia Shipping ao cliente que recebe a carga, o processo ganhou mais agilidade e segurança das informações, além de reduzir a burocracia, o uso do papel e os custos extras para o importador - em caso de atraso no envio do BL”, comenta Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping. 

Além do fator ambiental, a implementação do HBL Digital resulta em outras três melhorias como a certificação de autenticidade: uma vez que o documento possui maior rigor de segurança em cadeia criptografada de autenticidade via blockchain, assegurando seu emissor, portador, e demais intervenientes que se utilizam do documento; agilidade: ao passo que o documento pode ser disponibilizado por sistema eletrônico dispensando remessas físicas; e redução de custos: não sendo mais necessário que o exportador e importador transitem vias físicas por courrier internacional reduzindo,  inclusive, chances de extravios ou problemas similares.

Sobre a Asia Shipping

Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas. 

Com 27 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, ocupando a 31ª posição. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 41 escritórios no mundo – 10 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU. 

Atendimento à imprensa – Asia Shipping
DFREIRE Comunicação e Negócios – (+55 11) 5105-7171
Élida Gonçalves: [email protected]
Luciana Abritta: [email protected]
Marcela Lima: [email protected]
Maria Júlia Fernandes: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp