27/03/2024 às 14h49min - Atualizada em 28/03/2024 às 04h00min

Conflitos internos, reconexão com a infância e novos desafios profissionais: confira o novo romance de Analu Leite

Prestes a ser lançado na Bienal do Livro da Bahia, em Salvador; em Ilhéus e em Itajuípe, “Verdades de Papel” conta a história de uma mulher que precisará voltar à sua cidade natal e reviver o passado.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A trama levou cerca de dois anos para ser escrita. Inspirada em fatos verdadeiros a partir de entrevistas realizadas com a mulher que inspirou a sua personagem, Rita de Cássia, é que a autora Analu Leite leva essa história para os lares brasileiros. Em “Verdades de Papel” [editora Urutau] é possível conhecer mais características desta protagonista que ajudou a alfabetizar parentes e moradores da região de Mata Escura, na Bahia, através das apostilas do MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização e valendo-se de recortes de jornais que embalavam as compras que o pai contratava na vila do povoado.

Rita de Cássia cresceu durante o auge da produção de cacau, testemunhou os desafios da luta pela terra e observou de perto a prosperidade dos poderosos coroneis e dos luxuosos cabarés na região. Após a devastação causada pela doença das plantas conhecida como vassoura de bruxa, deixou sua cidade natal para estudar em Salvador, onde obteve sua formação universitária, incluindo mestrado e doutorado. Tornando-se uma figura de destaque na área da Educação na Bahia, foi convidada a liderar os esforços educacionais de volta à zona rural de Mata Escura. À medida que a história se desenrola, Rita enfrenta o desafio de reconectar-se com sua infância e recordar os momentos cruciais de sua vida.

Analu Leite estará em diversos eventos literários divulgando o seu livro na Bahia. Fará dois lançamentos em Ilhéus e Itajuípe, além de ser presença confirmada na Bienal do Livro da Bahia, em Salvador. Confira a agenda dos lançamentos de “Verdades de Papel”:

  • 06 de abril, às 19h Lançamento em Itajuípe, Bahia - Casa de Cultura Junot Matos de Santana; 
  • 19 de abril, às 18h: Lançamento em  Ilhéus, Bahia - Teatro de Ilhéus;
  • 30 de abril, das 18h às 21h / 01 de maio, das 10h às 12h: Lançamento na Bienal do Livro da Bahia, em Salvador.
 

“Verdades de Papel”  é a mais nova publicação de Analu Leite e proporciona uma viagem no tempo que permeia um cenário intenso na vida de Rita de Cássia que culminará em conflitos, além de reflexões que ela mesma vai tecendo durante os capítulos dessa trama. 

“Jaziel não quis entrar. Em sua avaliação nunca soube de nada de bom que houvesse saído de lugares como aqueles. Preferiu esperar na praça. Rita subiu a escadinha de cinco degraus concretados e adentrou as dependências da promotoria com passos pouco convictos. Estava incerta sobre o que podia esperar daquele encontro, mesmo porque pretendia jogar um anzol numa água turva. Não sabia o que de fato a esperava abaixo da superfície, porém intuía que, se fosse começar a mexer nesse novelo de lã em que a Vitacel parecia estar enroscada, talvez encontrasse ali uma ponta da linha.” Página 188 - Verdades de Papel, de Analu Leite.


Sobre a autora Analu Leite:

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, atuando como assessora de magistério desde 2010.  Para conhecer mais: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/ 

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Verdades de Papel

Autora: Analu Leite

Gênero: literatura brasileira, ficção, romance, drama

Editora: Urutau

Ano: 2024

Páginas: 244

ISBN:  ‎978-65-5900-660-1

Preço: R$ 56,00

Link para compra na Amazon: https://www.amazon.com.br/livro-Analu-Leite/dp/6559006603/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2UTX6POU1UHUJ&dib=eyJ2IjoiMSJ9.V2aB9FozFg5x7-UyQ-lBvg.pNGAmWWEn4rmcjcC6k61WexpJReCdxP-0AIBTjWRers&dib_tag=se&keywords=verdades+de+papel+analu+leite&qid=1709748664&sprefix=verdades+de+papel+analu+leit%2Caps%2C211&sr=8-1 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp