06/03/2024 às 14h02min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h02min

Famosos conseguem permissão para morar nos Estados Unidos

Michaela Reyes
divulgação

Obter um green card é um anseio de muitas pessoas para viver nos Estados Unidos. Mas o que isso significa.

Um green card permite que um cidadão não americano obtenha residência permanente nos Estados Unidos. O nome oficial do cartão é “US Permanent Resident Card” (cartão de residente permanente), que permite que um não cidadão viva e trabalhe legalmente em qualquer lugar dos Estados Unidos e se qualifique para a cidadania norte-americana após três ou cinco anos.

O processo de solicitação do green card é diferente dependendo de onde e como for solicitado, como por exemplo se for solicitado dentro dos Estados Unidos usa-se um meio diferente do que for solicitado fora dos Estados Unidos:

Solicitação de green card dentro dos EUA: é uma solicitação conhecida como ajuste de status. Este requerimento é usado por aqueles que já estão nos EUA com um visto de não imigrante, e elegíveis por meio de família ou emprego.

Solicitação de Green Card fora dos EUA: feito através de uma solicitação Eletrônica de Visto de Imigrante. É utilizado por quem busca visto de imigrante do exterior, seja por meio de patrocínio familiar, empregador ou por meio do programa de visto de diversidade.

O tempo de processamento de um cartão de residente permanente varia de alguns meses a muitos anos, dependendo do tipo de greencard e de onde está solicitando. Para cônjuges e parentes imediatos (pais e filhos menores) de cidadãos norte-americanos que se inscrevem nos Estados Unidos por meio de ajuste de status, ou mesmo em processo consular ( fora dos Estados Unidos) a espera é atualmente uma média de 16 meses. Para cônjuges de titulares de green card dos EUA, outros parentes de cidadãos dos EUA e green cards baseados em emprego, a espera pode ser mais longa, normalmente dois anos ou mais.

Todas as outras categorias de green card estão sujeitas a limites de país e os tempos de espera variam drasticamente.

Existem diferentes tipos de vistos para visitar ou morar nos Estados Unidos, afirma a advogada Ingrid Domingues McConville, com mais de 29 anos de experiência em imigração, como vistos de estudante, visto de trabalho, de negócios, de habilidades excepcionais e para executivos. Para todos eles é preciso ter qualificações específicas que devem ser analisadas por um profissional, pois além de formulários, vários documentos têm que ser incluídos no processo.

As vantagens de obter um Green Card são bastante abrangentes como poder morar em qualquer estado dos EUA e trabalhar em qualquer tipo de emprego, sem precisar pedir visto específico para isso. Os benefícios trabalhistas concedidos aos cidadãos norte-americanos também estão ao alcance dos estrangeiros com visto permanente – como programas de aposentadoria e seguro social. Todos os benefícios do Green Card se estendem também ao cônjuge e familiares. Por exemplo: os filhos podem cursar instituições de ensino (públicas ou particulares) pagando os mesmos valores aplicados aos cidadãos. Muito embora ele conceda vários direitos ao cidadão, ele não dá o direito de votar e nem de se eleger a cargo público. Além disso, ele não é um documento vitalício, razão pela qual deve ser renovado periodicamente. Geralmente, a renovação deve ser feita a cada 10 anos.

Obtenha maiores informações sobre vistos: @dmvisalaw

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp