15/06/2023 às 13h31min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h02min

Como construir uma equipe engajada e motivada?

Saiba quais são os principais desafios

SALA DA NOTÍCIA Valéria Bax
Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX (Mentoria e Conselho Empresarial).
Internet
 

Quando uma equipe está engajada, os membros são mais motivados, produtivos e têm um senso de propósito em relação ao seu trabalho. Eles estão dispostos a investir esforços extras, têm um alto nível de comprometimento com os objetivos da empresa e estão mais propensos a contribuir de maneira positiva para o ambiente de trabalho e para o sucesso da organização como um todo.

 

Valéria Bax, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX, explica que o engajamento da equipe é o nível de dedicação, entusiasmo e comprometimento dos membros da equipe em relação ao seu trabalho, aos objetivos organizacionais e ao sucesso geral da empresa. “É uma medida do vínculo emocional e psicológico que os colaboradores têm com a organização em que trabalham”, ressalta. 

 

O comprometimento dos colaboradores é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio. É como em um jogo de futebol. Quando a equipe está entrosada e tem um técnico que joga junto, vencer passa a ser um objetivo de todos. Você tem no time pessoas mais produtivas, satisfeitas e propensas a permanecer mais tempo na empresa. 

 

Desafios de construir uma equipe motivada

 
  •  Não ter uma comunicação clara e eficaz;
  •  Não reconhecer ou valorizar as conquistas das pessoas e da equipe;
  •  Não ter clareza dos objetivos da empresa, das áreas e de cada membro da equipe;
  •  Ter um ambiente onde existem muitos conflitos pessoais;
  • Sobrecarga de trabalho ou pressão equivocada;
  •  Não ter pessoas alinhadas com os valores da empresa.

     

Para se ter uma equipe motivada e engajada é importante ter uma comunicação clara e transparente a partir do líder. Reconhecer o trabalho bem feito e valorizar os esforços de forma autêntica, oferecer suporte e orientação para a equipe sempre que necessário, acompanhar e dar feedbacks assertivos e construir uma cultura forte que seja positiva, gera autonomia e equilíbrio. “Com uma equipe motivada os desafios ficam mais leves, as pessoas mais participativas e se sentem parte da empresa. Os resultados ficam mais fáceis de serem alcançados”, destaca Valéria.



 

Fonte: Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX (Mentoria e Conselho Empresarial).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp