22/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 22/08/2022 às 00h00min

Superação: refugiado venezuelano ingressa em curso de graduação da UFSC

Divulgação
Douglas José Ávila Escalante, imigrante venezuelano, de 54 anos, é um dos 10 novos estudantes que ingressam na UFSC no segundo semestre de 2022, aprovado pelo Processo Seletivo para Refugiados, em junho. Douglas esteve em situação de rua nos últimos meses, acolhido atualmente na Casa de Passagem do Centro, estrutura da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

O novo calouro do curso de Geografia viveu anteriormente na Passarela da Cidadania, onde se preparou para o Processo Seletivo. Ao saber da aprovação, comemorou a conquista e comunicou a equipe do serviço. Escalante foi encaminhado para a Casa de Passagem do Centro, onde deve ficar temporariamente acolhido, recebendo todo o suporte necessário para a fase que inicia. “Estou empolgado para escrever um novo e importante capítulo”, comenta, lembrando ainda que o objetivo é contar com a ajuda da Assistência Social até conseguir uma vaga na Moradia Estudantil da UFSC.

“O acesso à educação é um direito e um passo fundamental para mudanças significativas na vida das pessoas. Ao conquistar a vaga na Universidade, Douglas tem a chance de deixar no passado a situação na qual se encontra hoje. É muito gratificante saber que nós estamos prestando o apoio necessário para ele enquanto dá um passo tão importante”, destaca a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.

Recepção e acolhimento

Os novos estudantes refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de visto humanitário serão recepcionados na próxima segunda-feira, 22 de agosto, às 9h, no Auditório da Reitoria. Confira a programação completa das atividades de recepção e acolhimento na notícia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp