28/04/2022 às 17h23min - Atualizada em 29/04/2022 às 00h01min

Como manter o seu sorriso livre das cáries?

Especialista revela como o cuidado em casa aliado às visitas regulares ao dentista, podem manter o seu sorriso saudável.

SALA DA NOTÍCIA Redação
 

Antes de mais nada é importante desmistificar a cárie: ela não se trata de nenhum bichinho ou praga que ataca os dentes. A cárie é causada por bactérias que produzem uma secreção ácida altamente corrosiva, que causa danos consideráveis e dores quando a bactéria chega perto da polpa do dente (conjunto sensível de vasos sanguíneos de nervos).

 “Engana-se quem pensa que para manter a cárie longe, basta parar de comer aquele docinho após o almoço ou jantar” esclarece o Dr. Sílvio Roberto Gomes de Oliveira (foto) – Diretor Técnico da  SK Imagens Odontológicas, clínica pioneira no ramo de radiologia odontológica na Região dos Lagos. “Na verdade, o doce, assim como os outros alimentos, só pode ajudar na formação de cáries se a higiene bucal correta não estiver sendo feita”, completa o especialista.

 É preciso escovar os dentes após as refeições, não esquecer de passar o fio dental e visitar o dentista para consultas preventivas. Se ignorada, a cárie pode evoluir para problemas bucais mais sérios e, até mesmo, doenças cardíacas. Caso a bactéria chegue a atingir a corrente sanguínea.

 A cárie leva semanas para se formar, e não aparece logo causando dor e desconforto. Em seu estágio inicial é bem silenciosa, pois a erosão no dente ainda é superficial. Se identificada logo, garante um tratamento rápido e indolor ao paciente, mesmo que tenha que ouvir o famoso "motorzinho". Que, apesar de assustar muita gente, está ali para ajudar. Chamada de Caneta de Alta Rotação, a ferramenta auxilia o dentista na remoção de cáries, na limpeza dentária e outros tratamentos.

Na verdade, uma consulta periódica ao dentista serve, inclusive, para evitar a necessidade de intervenções mais profundas. “A consulta regular ao dentista ainda é o melhor meio de prevenir as cáries dentárias e evitar os tratamentos de canal e as próteses dentárias”, alerta o Dr. Silvio. O recomendado é fazer essa visita preventiva a cada semestre. A prevenção ainda é o melhor remédio. São atitudes simples que fazem a diferença no cultivo de uma boa saúde bucal.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp