Os pagamentos na modalidade "Compre agora, pague depois" (tradução da sigla em inglês BNPL, que significa Buy now, pay later) tornaram-se o alvo mais recente dos golpistas. De acordo com análise da Vesta, a única plataforma garantida de transação instantânea para compras online, o BNPL está se tornando uma opção difícil e cara para os comerciantes oferecerem aos seus clientes e consumidores.
Oferecer opções de pagamento do tipo “compre agora, pague depois” é uma tendência que cresce no mundo todo entre as empresas de comércio eletrônico. À primeira vista, parece uma ótima ideia. Se um cliente não tiver como pagar por um produto integralmente no momento da compra, pode dividir o pagamento em, por exemplo, quatro parcelas distintas. Os pagamentos BNPL são interessantes para os consumidores porque eles não precisam pagar juros na compra, e isso sempre será atraente para o consumidor.
Como informa o site The Paypers, se os pagamentos BNPL atualmente refletem apenas uma pequena parte do mercado de cartões de pagamento dos EUA, com US$ 8 bilhões, a CB Insights espera que eles cresçam entre 10 e 15 vezes até 2025. Outros dados interessantes a serem considerados, de acordo com o site The Ascent, são:
Apesar desse crescimento, as empresas que oferecem pagamentos BNPL estão se tornando um alvo para golpistas devido a falhas de segurança. Aqui, explicaremos por que as compras BNPL se tornaram alvo de ataques organizados de extorsão e o que os comerciantes podem fazer para se protegerem desse risco.
Como ocorre a fraude “Compre agora, pague depois”?
Esse tipo de fraude ocorre quando alguém usa informações falsas ou roubadas ao comprar um produto ou serviço online. A fraude BNPL é mais difícil de lidar do que a fraude tradicional, pois o comerciante deve aprovar ou rejeitar a transação no momento em que o cliente efetua a compra. Na prática, alguém poderia usar as informações do cartão de crédito comprometido para fazer uma compra online pelo meio BNPL. Como esse tipo de serviço é oferecido especificamente para pessoas que podem não ter dinheiro para comprar o produto imediatamente, geralmente é muito mais fácil obter aprovação.
Quais são os riscos para os comerciantes online?
O principal risco que os comerciantes enfrentam é lidar com estornos fraudulentos. Nesse cenário, normalmente ocorre um desses dois eventos:
Os estornos são caros e prejudiciais à reputação de uma empresa. Portanto, é essencial evitá-los a todo custo. Os comerciantes também correm o risco de fraude de "nunca pagar". Nessa situação, o comprador fraudulento usa uma combinação de informações legítimas e falsas para facilitar a transação. No processo, eles estão essencialmente criando uma identidade falsa que é quase impossível de rastrear.
Como esse tipo de fraude pode ser evitado?
Muitos empresários priorizam se o cliente pode ou não reembolsar o custo da transação. Em vez disso, o foco nessa situação deve ser se as informações fornecidas são legítimas ou não.
Ter práticas de autenticação fortes em vigor é a maneira mais eficaz de evitar que a fraude BNPL prejudique um negócio. Os clientes devem ser solicitados a concluir um teste de autenticação de dois fatores para verificar sua identidade e evitar que golpistas usem detalhes de cartões de crédito roubados para concluir uma compra.
Existem avaliações baseadas em autenticação biométrica (impressão digital ou facial) ou autenticação de 2 fatores via SMS e e-mail. Esses algoritmos de aprendizado de máquina, que são usados pela Vesta, fornecem uma abordagem baseada em risco para 3-D Secure 2 e Software Composition Analysis (SCA).
BNPL é uma ótima ferramenta para e-commerce...
No entanto, é imperativo que os comerciantes e empresas estejam totalmente cientes do risco associado. Felizmente, a informação e medidas de prevenção discutidas acima podem ajudá-lo a minimizar as chances de encontrar um comportamento fraudulento ao oferecer aos seus clientes opções de pagamento do tipo "Compre agora, pague depois".