25/10/2021 às 19h39min - Atualizada em 26/10/2021 às 00h00min

Câncer de mama em cadelas e gatas: uso de anticoncepcional é um dos principais causadores da doença

Secreções, nódulos e machucados estão entre os principais sinais. No Outubro Rosa, especialista da Petlove alerta sobre outros possíveis sintomas

SALA DA NOTÍCIA Ana Luiza Augusto

O mês do Outubro Rosa já é conhecido pela prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em mulheres. Mas, no mundo animal, isso também pode acontecer, em especial, com os animais que não são castrados ou que foram castrados tardiamente.

Os principais indícios de alerta são os nódulos, inchaços, a alteração de coloração das mamas (avermelhadas ou arroxeadas), a presença de feridas, dor ou desconforto na região, o aumento de temperatura e a secreção nas mamas.

Jade Petronilho, Médica Veterinária da Petlove, alerta sobre os principais sinais da doença. Confira as dicas abaixo:

 

1 - Os machos também podem ter câncer de mama!

 

Engana-se quem acha que apenas as fêmeas têm câncer de mama. Nos pets, os machos também podem desenvolver tumores mamários. “Enquanto para humanos é raríssimo homens terem câncer de mama, no mundo animal os machos podem ter. É raro também, mas vale sempre dar uma checada.”, explica Jade. 

2 - Fuja dos anticoncepcionais para pets

Os anticoncepcionais costumam ser grandes responsáveis pelo aparecimento de tumores mamários em gatas e cadelas. Os malefícios fizeram a Petlove tirar os produtos de seu catálogo recentemente. “No caso do supressor de cio, o produto deve ser utilizado somente com a indicação de um médico veterinário e com o acompanhamento adequado. Fêmeas que utilizam este tipo de produto tendem a desenvolver não só tumores de mama, mas também outras doenças, como infecções uterinas”, explica a especialista.

3- Exame de toque

Pais e mães de pet podem fazer um toque em toda cadeia mamária para ver se algum ponto de atenção é encontrado. O momento ideal para fazer isso é durante uma brincadeira, carinho ou até mesmo penteando ou dando banho no animal. “Caso o tutor encontre nódulos, feridas ou secreção, ele deve entrar imediatamente em contato com um médico veterinário”, indica Jade.

4- Castração

A castração continua sendo a principal arma contra o câncer de mama, principalmente em cadelas e gatas. Além disso, ela previne outras doenças do sistema reprodutor como piometra e pseudociese (gravidez psicológica). Outros fatores que contribuem para o surgimento do câncer de mama são o sobrepeso e a idade avançada.

Sobre a Petlove 
Na Petlove, você encontra tudo o que seu pet precisa, quando ele precisa, a preços acessíveis, com uma experiência que vai muito além de petshop. São mais de 15 mil itens no site e app, com tudo o que o consumidor precisa na palma da mão: ração, medicamentos, acessórios, roupinhas, brinquedos, entre outras. A Petlove possui ainda um serviço de assinatura de produtos pet que, entre outras comodidades e facilidades, oferece 10% de desconto em todos os produtos, atendimento online com veterinários e entregas para todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp