A Cultiva Growshop iniciou o processo de expansão através do franchising ao perceber a demanda, em todo o Brasil, pelos produtos para cultivo de plantas, em especial a cannabis medicinal.
Com as recentes descobertas dos benefícios da cannabis – e o reconhecimento da sociedade e justiça – o empresário catarinense Lucas Schmidt decidiu, oito anos atrás, com apenas R$ 15 mil, investir em uma nova e promissora área, cuja previsão de faturamento é de R$917,2 milhões em faturamento até 2024, segundo a Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis. A loja modelo da Cultiva Growshop fica em São José (SC), no bairro Campinas, comercializa também por e-commerce. O modelo de negócios foi idealizado para ser uma rede de lojas especializada em fornecer conhecimento, equipamentos e tecnologia para cultivos de cannabis indoor e outdoor. Segundo a ANVISA, atualmente mais de 180 mil pacientes fazem algum tratamento à base de fitocanabinoides no Brasil. “Estas são substâncias presentes na cannabis e esse número mais que dobra ano a ano”, completa Lucas.
O cultivo individual é uma alternativa acessível para que esses pacientes produzam seu próprio medicamento. A Kaya Mind aponta que hoje existem atualmente no Brasil mais de 2 mil pacientes que adquiriram esse direito através de processo judicial e, além deles, existem as associações de pacientes, todas legalizadas.
O objetivo da nova franqueadora é abrir mais três lojas ainda em 2023.