07/06/2023 às 09h43min - Atualizada em 11/06/2023 às 00h00min

Gestão de pessoas está entre as maiores dificuldades dos empreendedores brasileiros

Empresas Visão de TODOS e Senac somam forças em um curso de capacitação em liderança e vendas para empreendedores

SALA DA NOTÍCIA Nayara Campos
Assessoria
Imagem de rawpixel.com no Freepik.
 

Ocupando o sétimo lugar no ranking de empreendedorismo mundial, o Brasil tem cerca de 14 milhões de empreendedores entre 18 e 64 anos, este número tem crescido ao longo do tempo e mostra a potência do país no ecossistema de inovação e criação de novos negócios. Em 2020, os brasileiros estavam no 13º lugar do ranking e subiram 7 posições em 2021, segundo o estudo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizado pelo Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), que considera negócios com mais de 3,5 anos.

Mas se o número de empresas já consolidadas cresceu nos últimos anos, o contrário ocorreu com os negócios em estágio inicial. Entre eles, o número de novos empreendedores (menos de 3,5 anos) caiu de 13,4% para 11% em 2021, e os nascentes (até três meses) mantiveram-se estagnados, sem crescimento, com taxa de 10,2%.

Quem entra em um novo negócio, como proprietário, e torna-se empreendedor, assume para si um mundo de burocracias e novos desafios que fogem às vivências do trabalho CLT. Ao invés de fazer somente as demandas de um cargo, coordenar equipe passa a ser uma realidade quando a empresa tem colaboradores, e justamente esta gestão de pessoas é indicada por um estudo da Endeavor como uma das cinco maiores dificuldades dos empreendedores.

A Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros mapeou as 10 maiores dores de quem tem o próprio negócio no Brasil, e a função de gerir uma equipe está no topo do ranking, marcando 6,7 pontos numa escala de 1 a 10. Dentro desta habilidade de gestão, a formação de lideranças para a empresa foi indicada como a maior dificuldade. 

Ter boas lideranças é um ponto chave para que um negócio prospere, e atentas a este cenário, algumas empresas já incluem em seus planos capacitações internas com este objetivo. É o caso da rede de óticas Visão de TODOS, que se uniu ao Senac para criar um curso especial de capacitação em liderança e vendas para empreendedores. 

Danielle Motta, CEO e responsável pelas franquias Visão de TODOS, explica que a decisão de buscar a parceria com o Senac se deu justamente pelo objetivo de escalar o negócio da marca. “A Visão de TODOS tem inserido em seus valores a transformação do jovem líder em empresário. Nesse propósito, percebemos a necessidade da formação e treinamento dos profissionais com objetivo de multiplicar Visões”, afirma Danielle.

A empresa tem em sua cultura o incentivo do empreendedorismo, que possibilita que colaboradores possam se tornar franqueados da rede de óticas, assumindo assim, a posição de empreendedores. O curso com o Senac será online e gratuito para todos colaboradores e franqueados da marca, num esforço contínuo para incentivar a inovação, cultura empreendedora e novos negócios.

Para quem deseja aprimorar habilidades de liderança, um primeiro passo pode ser o acesso a cursos gratuitos sobre empreendedorismo disponibilizados online pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Sobre a Visão de TODOS

A Visão de TODOS é uma rede de óticas acessíveis com unidades franqueadas em 11 estados brasileiros. O principal objetivo da marca é a inclusão social, por meio da facilitação do acesso das pessoas a óculos de qualidade e a preços que cabem no bolso. Além de marcas próprias como DT, ICON, BEE (linha infantil) e RIO (SOLAR), a Visão de TODOS trabalha também com marcas famosas como Ray Ban, Sabrina Sato, Vogue, Lacoste, Calvin klein, Disney, Oakley e Armani Exchange.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp