06/06/2023 às 14h28min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h00min

Advocacia preventiva: fundamental para o crescimento de seu negócio

Por Maurício Tschumi Leão, advogado – Tschumi Leão Advogados

SALA DA NOTÍCIA RMC

Por Maurício Tschumi Leão, advogado – Tschumi Leão Advogados

A advocacia preventiva é fundamental para aqueles empresários e empreendedores que desejam a preservação e o crescimento de seus negócios.

Este ramo da advocacia, que atua principalemente de forma consultiva e recorrente, busca prevenir conflitos e litígios futuros por meio da análise e gerenciamento de riscos jurídicos, os quais podem impactar de forma relevante nos resultados financeiros e, em especial, na própria reputação de uma empresa.

Vale dizer que a advocacia consultiva – ou preventiva – acaba por ser o braço direito de uma gestão empresarial de sucesso, prevenindo-a por meio de uma abordagem proativa, em que o advogado trabalha de forma mais próxima de seus clientes – como um conselheiro, buscando identificar e mitigar riscos legais antes que eles se tornem de fato um litígio.

Isso envolve uma análise detalhada da empresa ou do negócio do cliente, a fim de identificar os pontos mais sensíveis em áreas como: contratos, propriedade intelectual, trabalhista, regulatória, tributária etc.

Ou seja, o serviço de advocacia consultiva proporciona ao empresário uma condução mais segura do seu negócio, gerando valor para aquilo que é mais importante: a reputação de uma empresa. Além disso, resulta em expressiva economia e retorno financeiro, seja no âmbito da matéria tributária/administrativa, seja em decorrência da mitigação de demandas judiciais, que em grande maioria custam caro e perduram por anos.

Destaca-se que o advogado preventivo possui formação acadêmica idêntica àqueles que atuam no contencioso. Porém, o profissional que busca atuar na esfera extrajudicial possui um olhar inovador e de longo prazo, com foco no sucesso do cliente, valendo-se da certeza de que a prevenção de conflitos é a melhor forma de trazer importantes resultados aos seus clientes e também ao seu próprio negócio.

Além do mais, as consultorias recorrentes são eficazes não só como forma de prevenção de riscos, mas também como importante colaboradora no desenvolvimento da estratégia de uma gestão empresarial, o que vem engrandecendo muitos negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Por fim, cumpre ressaltar que a advocacia preventiva não tem atuação limitada às empresas, podendo ser um importante aliado de pessoas físicas na tomada de decisões pessoais, sejam elas quando da compra de um bem, da assinatura de um contrato, da contratação de um prestador de serviços,etc, afinal a vida em sociedade nos impõe a celebração de negócios constantemente.

E você, caro leitor, já tem um bom advogado para chamar de seu?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp