07/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h00min

Sistema de Energia solar deve gerar economia de até 95% para o Legislativo de Palhoça, prevê Câmara

Da Redação
Câmara de Palhoça
Entrou em operação neste mês de outubro o sistema de Energia Solar Fotovoltaica na Câmara Municipal de Palhoça. O conjunto é composto por 193 placas solares. A economia gerada pela iniciativa deve ser de até 95% e o investimento inicial deve ser pagar em cerca de 5 anos. 

A ideia de gerar energia solar para suprir as necessidades da sede do Poder Legislativo de Palhoça começou em 2018. Na época, foi montada uma comissão composta por servidores efetivos que iniciou os estudos. O projeto foi abraçado pela gestão atual, e representará não só economia para os cofres públicos, mas também exemplo de sustentabilidade: "No verão chegamos a gastar quase 10 mil reais de luz e com o sistema que foi colocado aqui na Câmara vai praticamente zerar", afirma o Presidente da Câmara Joel Filipe Gaspar, Pakão. 

Cada placa instalada tem uma a capacidade de potência de 460 volts, totalizando no conjunto uma geração de 88 mil watts de energia, o suficiente para abastecer uma quadra na cidade. Essa geração, no entanto, depende da incidência solar, por isso o sistema não é autônomo e precisa estar ligado à rede da Celesc. 
Carro elétrico
Outra iniciativa que está sendo implantada é a compra de um carro elétrico para compor a frota da Câmara Municipal de Palhoça. A chegada do veículo representará mais um marco para as iniciativas de sustentabilidade do Legislativo. Além de poluir menos, ele poderá ser abastecido pelo sistema solar já existente, representando ainda mais economia: "Vamos ter um carro elétrico com custo zero", comemora o presidente Pakão.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp