01/06/2023 às 08h34min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h01min

Dicas e opiniões sobre empreendedorismo da empresária de sucesso e influenciadora digital Cecília Valério

SALA DA NOTÍCIA Camila Ribeiro
Cecília Valério
Ludmila Oliveira

Cecília expõe suas opiniões em uma entrevista cheia de trocas sinceras sobre seu início no empreendedorismo feminino, contando sobre seu crescimento como mulher na sociedade atual, suas metas para o futuro da empresa, além de falar como lidar com crises e também dá dicas para ampliar seu negócio. 
 
Como ser uma empresária do zero?

“Primeira coisa que você deve fazer é um planejamento. Então planeje sua empresa, conheça seu mercado, estuda o concorrente, seu público-alvo, para poder entender se seu produto terá sucesso inicial e posterior também”.
 
Qual o segredo de um bom negócio?

“Boas ideias, inovação, o mercado tem muitas possibilidades você tem que enxergar no mercado o que não tem tanto volume de serviços que dependam dele, por exemplo o mercado voltado para a terceira idade... Em situações assim você tem que buscar onde não tem uma inovação e encontrar as boas alternativas e opções”

Quais são suas dicas para empreender?

“Você deve sempre observar e estar atenta a todos os momentos, se você vai sair, passear no shopping, você deve ter esse olhar empreendedor, ver as possibilidades”.

Como você enxerga o cenário hoje para as mulheres no mercado de trabalho?

“Hoje o cenário das mulheres é muito promissor, pois o crescimento delas no mercado é maior a cada dia. As mulheres têm uma visão minuciosa, então elas conseguem ter uma entrega até superior”.

É possível ter um negócio a prova de crise?

“Acredito que sim. Na verdade as crises abrem muitas possibilidades de novos nichos no mercado, então você consegue ampliar seu negócio ou transferir, mudar de segmento, para sempre buscar novas possibilidades na crise.” 

Conte um pouco sobre o seu empreendimento

“A maior parte do meu empreendimento é focado no público feminino. Tenho uma clínica de cirurgia plástica e estética. Durante a pandemia, por exemplo, que poderia ser um grande problema, porque os hospitais fecharam e não havia como fazer cirurgias, nos conseguimos ter uma visão estratégica do mercado, e atender, buscar hospitais pequenos para que pudéssemos fazer as cirurgias, buscar pessoas online, consultas online e então abrimos um novo horizonte, com a crise da pandemia”.

Quais são os desafios dentro do seu negócio?

“Sempre estar inovando, buscar o que há de melhor e mais recente no mercado para cirurgia plástica e estética, desde material cirúrgico até novos produtos voltados para a estética e pós cirúrgico, assim você consegue oferecer seu serviço como um diferencial e não somente como mais um no mercado”.

Quais são suas metas?

“Minha meta agora é crescer, com outras cirurgias, diferenciadas no mercado, além disso ampliar a clínica e levá-la para outros estados Brasil”.

Você acredita estar conectada dentro do mundo dos negócios na atualidade?

“Sim, você sempre deve estar conectado, principalmente pelas mídias. Hoje em dia sem as mídias você não consegue mais ampliar o serviço no mercado”

O que não pode faltar em um negócio dentro das conexões atuais?

“As redes sociais, o boca-a-boca, são muito importantes para mostrar a qualidade de serviço, mas ser visto na grande mídia ainda é muito importante”

Cecilia empresária ou influenciadora, qual está mais presente no seu dia á dia?

“Os dois andam juntos, de mãos dadas, com certeza”

Como você começou a empreender?

“Eu iniciei meu empreendedorismo alugando uma sala dentro de uma clínica, em Taubaté, uma cidade no interior de São Paulo, aos poucos fui ampliando, adquiri outros médicos para ter várias especialidades, me mantive sempre aprimorando e ampliando. Tudo ficou tão grande que a sala não suportava mais, foi quando abri minha própria clínica; de uma funcionária, passei a ter doze funcionárias do dia para noite, sempre ampliando e com outros serviços agregados além da parte médica e estética, com isso privilegiando a região, com os retornos e recomendações dos pacientes, fui ampliando para o estado e hoje atendemos pacientes até mesmo outros países. Então o crescimento foi rápido, começamos dez anos atrás, quando alugamos essa primeira sala e hoje em dia temos nossa sede própria, atendendo clientes de todo o Brasil e do exterior e já com metas de ampliação para outros estados do país”
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