02/10/2020 às 20h26min - Atualizada em 02/10/2020 às 20h26min

Colações de grau on-line são alternativa às formaturas presenciais durante a pandemia

Da Redação
Arquivo
A suspensão de eventos como formaturas e solenidades foi uma das primeiras medidas de contingência anunciadas em razão da pandemia de Covid-19 em várias faculdades pelo país, entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ainda antes de definida a interrupção das aulas e demais atividades presenciais. 

Desde então, as tradicionais solenidades no Centro de Cultura e Eventos foram substituídas por cerimônias on-line, por meio de videoconferência. Apesar das restrições que o momento determina, alunos, professores e servidores técnico-administrativos têm se empenhado para organizar as colações de grau e proporcionar a melhor experiência possível aos formandos e seus amigos e familiares.

A regulamentação das formaturas por meio de ferramentas ou plataformas digitais foi feita em 16 de abril com a portaria normativa nº 001/2020, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) – um mês após a suspensão das atividades presenciais na Universidade. 

“A pandemia nos impôs um novo formato de formaturas. Para nós, esse é um ato importante, porque celebra o encerramento de um importante ciclo de formação dos estudantes e permite que possam colar grau e estejam em condições de desenvolver sua atividade profissional junto à sociedade. As formaturas on-line representam hoje uma necessidade de realização das colações de grau para que os formandos possam receber o título”, afirma o pró-reitor de Graduação Alexandre Marino.

Segundo o Departamento de Administração Escolar (DAE), foram expedidos e registrados 239 diplomas para titulados que colaram grau a partir de 16 de abril. O número, contudo, não corresponde ao total de estudantes formados, uma vez que, assim como nas colações presenciais em gabinete e diferentemente das formaturas ocorridas no Centro de Cultura e Eventos, o aluno não recebe o diploma no ato da cerimônia. Em seu lugar, é fornecida uma certidão que comprova a titulação e, até que o diploma seja emitido, pode ser utilizada para registro em conselhos de classe, matrícula em cursos de pós-graduação e posse em concursos públicos, entre outras situações.

FORMATO

Os ritos seguem algumas formalidades obrigatórias, como o juramento e a outorga de grau. Há, contudo, algumas alterações em relação às cerimônias presenciais. Em sua maioria, a organização das colações on-line fica por conta dos centros de ensino. Sendo assim, a plataforma utilizada, os meios para a participação de amigos e familiares e alguns dos protocolos variam entre os diversos cursos.

A formatura de Medicina, por exemplo, transmitida ao vivo pelo Youtube, foi aberta com um vídeo com fotos dos formandos, teve sua sessão presidida pelo reitor, discurso do orador da turma, paraninfa, patrono e homenageados. Alguns centros, por outro lado, optam por rituais simplificados e pela organização de pequenos grupos por vez, como é o caso do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

As colações no CFH seguem o modelo das que ocorrem presencialmente em gabinete – são cerimônias mais simples e rápidas, sem paramentação, discursos, homenageados ou paraninfos.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp