09/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h00min

Alerta! Cidades apresentam elevado nível de famílias endividadas em Santa Catarina

Reprodução

No quarto trimestre de 2023, as cidades pesquisadas continuaram mostrando elevado nível de famílias endividadas, de inadimplentes e até mesmo de famílias que não teriam condições de pagar suas dívidas. Per si, tais dados requerem atenção das autoridades, já que conforme observado nos relatórios mensais, anteriormente, desde o ano de 2022 que há um movimento de escalada dessas taxas tanto no cenário estadual quanto no nacional.

No geral, a dinâmica do endivimento das famílias catarinenses vinha apresentando tendência de crescimento ao longo do ano, mas no último trimestre houve arrefecimento. Em todas as cidades pesquisadas, o percentual de famílias endividadas recuou, sendo o mais expressivo o de Criciúma (-7,6%) e o menos o de Florianópolis (-0,4%). Boa parte desse movimento pode estar associado ao desempenho do mercado formal de trabalho no estado, pois, mais de 101 mil novas vagas foram adicionadas entre janeiro e novembro de 2023.

QUEDA.
Por outro lado, em janeiro de 2024, a pesquisa mensal de endividamento e inadimplência do consumidor para Santa Catarina (PEIC) aponta redução dos três principais indicadores no estado. Após crescer por quarto mês consecutivo, o percentual de famílias catarinenses endividadas caiu -2,4% e registrou os 78,1%. O nível é próximo ao de outubro de 2023 (78,5%) e, em termos de pontos percentuais, representa um decréscimo de -1,9 (p.p.).

A taxa de inadimplência expressa o percentual de famílias que apresenta alguma dívida em aberto. O indicador segue em queda pelo terceiro mês seguido com a redução de -6,2%. em janeiro, o que levou o percentual de inadimpentes em Santa Catarina à marca dos 25,2%. No entanto, embora este seja o menor patamar dos últimos dez meses, ele ainda é bastante elevado e requer atenção. Em pontos percentuais, mostra-se 4,9 p.p. aquém do pico observado em outubro (30,1%), além de estar 6,1 p.p. abaixo no recorde da série (31,3% em junho de 2023).

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp