13/04/2023 às 12h46min - Atualizada em 14/04/2023 às 00h02min

O uso da Inteligência Artificial no campo da Contabilidade

Em comemoração ao Dia do Contabilista, algumas reflexões sobre a profissão são necessárias

SALA DA NOTÍCIA Centro Universitário Paulistano - UniPaulistana
https://www.unipaulistana.edu.br/
Freepik

Dia 25 de abril se comemora o Dia do Contabilista, data oportuna para reflexões sobre a profissão, e para perguntas entre profissionais da área ou estudantes como: Será que vale a pena estudar contabilidade? Será que a profissão está predestinada a terminar como tantas outras? 

A contabilidade é sim profissão essencial para a vida das empresas, mas esse questionamento tem surgido cada vez mais intenso diante das tecnologias e do advento da Inteligência Artificial. 

Uma breve análise no portal do Conselho Federal de Contabilidade, mostra, a cada ano, o número crescente, tanto de novos profissionais, como de escritórios de contabilidade. Dados estatísticos fornecidos pelo próprio Conselho apontam que em 2020, o Brasil contava com cerca de 519.080 profissionais registrados, e 73.898 escritórios de contabilidade. Já ao final do primeiro trimestre de 2023 esse número já representava 525.834 profissionais e 85.398 organizações. Um aumento de quase 7 mil novos profissionais em dois anos e três meses e de 11,5 mil novos escritórios de contabilidade.  

Esses dados estatísticos trazem uma nova e inevitável pergunta: será que a concorrência é muito grande ao ponto de não ter trabalho para todos?  

A resposta está nos dados estatísticos novamente: o portal “Empresas & Negócios” do Governo Federal, aponta que só em fevereiro de 2023 foram abertas 302 mil novas empresas e que atualmente existem 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil.  

O artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro aponta a exigência de contabilidade regular com levantamento de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício, como obrigação para todas as empresas e que essa é uma função que oficialmente só poderá ser realizada por profissional qualificado, ou aquele que estudou Ciências Contábeis, conforme previsto no artigo 1.182 do Código Civil. 

Por esses dados, cada profissional de contabilidade seria responsável por uma média de aproximadamente 39 empresas e cada organização teria uma média de 241 empresas em sua carteira.  

Como o número de empresas novas tem crescimento exponencial, ainda que com novos profissionais de contabilidade no mercado, o número de empresas dependentes destes, seria considerável e com tendência de crescimento. 

Aí surge uma nova dúvida: será que as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, não roubariam a cena com relação aos serviços do profissional? 

Certamente muitas profissões sofrem transformações consideráveis ao longo dos anos, processos que eram feitos manualmente são otimizados e mais confiáveis através das tecnologias. A contabilidade segue o mesmo rumo.  

As novas tecnologias devem ser analisadas com otimismo, no seio da profissão, de forma que esse olhar perceba o quanto elas permitem a substituição do trabalho manual dos contabilistas, gastando muito tempo com burocracias exageradas, já que cumprem, cada vez com mais precisão, esse papel, enquanto o profissional poderá se dedicar a uma atuação com mais inteligência analítica e sistêmica, visão de gestão e apoio estratégico às empresas, visão de mercado, comportamento, política e cultura.  

Todas essas competências combinadas são as novas capacidades técnicas que os profissionais devem passar a desenvolver e buscar nos cursos de formação e especialização. Já as Inteligências Artificiais estão longe ainda, de atender todas essas expectativas de uma só vez. Ponto a favor do profissional bem qualificado! 

Priscila Maluzza Pissinato - Coordenadora e Professora do curso de Ciências Contábeis, Gestão Fiscal e Tributária na UniPaulistana 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp