30/11/2022 às 21h24min - Atualizada em 30/11/2022 às 21h24min

Chuva: Palhoça decreta situação de emergência

Da Redação
Divulgação
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, decretou situação de emergência no município, em razão dos efeitos ocasionados pelas chuvas intensas que atingem a cidade nos últimos dias. O Decreto 3.145/2022 foi publicado nesta quarta-feira (30). 

“Nestes casos de eventos climáticos, em que diversos imóveis particulares e públicos são afetados, nós precisamos tomar medidas para preservar a vida das famílias atingidas”, justifica o prefeito Eduardo, que visitou locais atingidos pela chuva na tarde desta quarta-feira (30). “Estamos acompanhando todas as demandas que estão sendo ocasionadas por conta das fortes chuvas dos últimos dias”, acrescentou o prefeito.

Segundo o decreto, a situação de emergência declarada é “válida única e exclusivamente para atender as localidades comprovadamente afetadas pelos efeitos das chuvas intensas, neste município”. Com base no decreto, o Poder Executivo municipal pode tomar todas as medidas administrativas, judiciais e extrajudiciais necessárias ao retorno das condições de normalidade. 

O documento também oficializa a instalação da Sala de Situação, criada na terça-feira (29), com a intenção de monitorar, planejar e executar ações para minimizar os efeitos da situação de emergência. A Sala de Situação reúne as instituições com serviços essenciais para o atendimento de ocorrências geradas por fenômenos climáticos, como a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e as secretarias de Serviços Públicos, Habitação e Assistência Social.

Até o final da tarde desta quarta-feira (30), não havia nenhuma família desalojada ou desabrigada em Palhoça, apesar do volume intenso de chuva registrado no município: 263 milímetros nas últimas 72 horas. “É muita chuva e a previsão é a de que continue chovendo pelo menos até sexta-feira (2). O solo está encharcado e estamos orientando quem mora em encostas para que procure um local seguro para se abrigar, para evitar o pior em caso de deslizamento. A Secretaria de Assistência Social já organizou a logística para a criação de um abrigo, para aquelas famílias que precisarem”, informa o coordenador municipal de Defesa Civil, Julio Marcelino.

A Guarda Municipal está orientando o trânsito nos pontos mais críticos, onde foram registrados alagamentos e deslizamentos. No final da tarde desta quarta-feira, Palhoça registrava seis ruas interditadas, no São Sebastião (queda de barreira), na Pedra Branca (queda de barreira), no Centro e no Caminho Novo. Aos poucos, as vias interditadas foram sendo liberadas para o tráfego e apenas as ruas que apresentavam deslizamento permaneciam com trânsito interrompido.

“Pedimos cuidado e atenção aos moradores. Havendo necessidade, faça contato com a Defesa Civil (pelo número 199), que nossas equipes estão nas ruas, prestando todo o apoio necessário. Continuaremos monitorando e trabalhando para minimizar os impactos. Nossa prioridade nesse momento e a segurança com a vida das pessoas e principalmente tomar todo o cuidado com o deslocamento de terras e encostas na nossa cidade”, finaliza o prefeito Eduardo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp