30/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/08/2021 às 00h00min

Mais de 800 alunos do Senai em SC participam de disputa de inovação nesta semana

Da Redação
Divulgação
Estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado participam, desta segunda (dia 30) até sexta (3 de setembro), da fase catarinense do Grand Prix SENAI de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. O tema em  2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do SENAI em Santa Catarina; 124 docentes atuarão como mentores.

As 165 equipes passarão os três primeiros dias analisando e buscando soluções. Na quinta-feira, elas produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua proposta. O resultado final será anunciado na sexta, 19 horas, no evento de premiação. Todo o certame será on-line.

O título do tema é uma referência ao modelo de gestão visual oriundo do Japão. Um exemplo convencional de Andon é a colocação de lâmpadas coloridas nas máquinas em uma linha de produção, de maneira que cada cor identifique um status daquele equipamento, podendo apontar situações de operação normal, pane, entre outras. No desafio, os alunos do SENAI não precisam se ater a algum modelo pré-existente. Até mesmo alunos de moda, por exemplo, podem sugerir alternativas em uniformes dos operadores, pois se trata de um evento de inovação aberta. 

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica, a Tupy também é parceira do SENAI no curso de MBI Fundição 4.0, aberto na semana passada. O tema Indústria 4.0 é o foco da atuação da ABII, cuja  missão é promover o crescimento acelerado da Internet Industrial através da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp