27/08/2021 às 10h35min - Atualizada em 27/08/2021 às 18h40min

Como oferecer o serviço de consultoria contábil?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O serviço de consultoria contábil é diferenciado, e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, em grande parte pela complexidade que o trabalho com a contabilidade envolve, exigindo muita atenção e cuidado de empresários de todos os tipos.

Trata-se de um modelo mais moderno e inovador, que tem a função de auxiliar de maneira mais efetiva os empreendedores em todo o processo de contabilidade para uma abertura de empresa em São Paulo ou outras localidades.

No mercado atual, os gestores gostam de compreender estes detalhes para conseguirem tomar decisões mais assertivas. Por conta disso, este tipo de trabalho tem ganhado cada vez mais espaço no mercado em vários setores.

Alguns escritórios mais tradicionais de contabilidade ainda possuem receio de investir nesse tipo de ação, o que abre mais portas para aqueles que já estão se adequando ao novo formato de oferecer serviços contábeis.

Também conhecido como assessoria contábil, estes processos vão além do trabalho convencional, oferecendo expertise e entendimento das áreas contábeis da empresa, o que acaba integrando várias opções, como:

  • Planejamento de tributos;
  • Controle de gastos;
  • Gestão financeira;
  • Orientações aos gestores.

Todos estes elementos acabam ajudando a estruturar melhor o trabalho financeiro e contábil da empresa, que precisa de entendimento para ser realizado de maneira correta.

Hoje, com os avanços tecnológicos oferecidos pelo processo de transformação digital, isso acabou ficando mais comum, uma vez que as ferramentas de automação ocupam uma boa parte do trabalho de contabilidade.

Aos profissionais da área, o serviço de consultoria contábil acaba sendo uma excelente maneira de trabalhar lado a lado da equipe de gestão, para conseguir colocar uma estrutura adequada em suas ações.

A figura do contador deixa de ser externa, alheia às decisões dos gestores, e passa a ser parte fundamental desse processo na empresa, ganhando mais destaque e sendo ouvido de maneira mais efetiva, podendo buscar mudanças expressivas para o trabalho.

Adequando-se à consultoria contábil

Para que seu escritório saia na frente e tenha um diferencial de peso, é importante saber como se adequar corretamente a este modelo. Para isso, você precisa de uma reestruturação completa, identificando pontos que precisam ser reavaliados e modificados.

O processo de adequação é único para cada empresa, e você precisa identificar o que te deixa mais confortável para conseguir trabalhar com qualidade e possibilitando uma interação muito maior com seu público.

Dessa maneira, você consegue se estruturar de forma mais inteligente para trabalhar com serviços de contabilidade, alcançando novas empresas e clientes, bem como aumentando seu potencial. Pois bem, entre os pontos principais estão:

Fugindo do básico

O primeiro passo para sua empresa deixar o modelo tradicional de lado e se adequar a esse novo formato de ação é fugindo dos métodos padrões de trabalho. Você ainda precisa saber como eles funcionam, mas não servem mais como argumento de negócios.

Hoje, o cliente busca um diferencial, como a terceirização de folha de pagamento e outras frentes que uma consultoria contábil pode tratar.

O que você pode oferecer que destaca sua empresa das demais, garantindo uma ação mais especial do público e conquistando um sucesso maior para sua assessoria de contabilidade.

Dessa maneira, sua estrutura acaba sendo muito mais adequada para o trabalho, oferecendo inovações e novos serviços que, muitas vezes, o contratante nem sabia que precisava, mas trabalha com qualidade em sua ação.

Conhecendo seu público

Outro ponto importante para conseguir trabalhar com esse novo formato é saber para quem você deve oferecer suas ações.

Uma empresa de contabilidade deve identificar seus clientes antes da abordagem, para conseguir mais sucesso em suas ações de processamento de folha de pagamento, por exemplo.

O primeiro passo para ter uma estrutura de qualidade é através da identificação do público-alvo. Esse grupo de pessoas tem gostos e interesses em comum, e uma predileção por fazer negócios com sua empresa.

O público-alvo é uma excelente maneira de segmentar as pessoas que estão buscando seus serviços, e os motivos que estão levando elas a fazê-lo. Por conta disso, é fundamental que você saiba como trabalhar esse tipo de ação.

O primeiro passo é através da coleta de dados de pessoas que têm interesse em trabalhar com seu escritório de contabilidade. Essas informações, aliadas a pesquisas de qualidade e de interesse que serão realizadas, conseguirão extrair dados relevantes.

Estes dados começam a formar padrões, que identificam os grupos de pessoas mais propensos a trabalhar com sua empresa e fazer negócios de maneira correta.

Entretanto, esta ainda é uma métrica muito genérica, em grande parte por nem todas as pessoas estarem em um mesmo momento de ação. Para isso, você precisa de uma estrutura mais personalizada para entender seu cliente de, por exemplo, uma empresa de automação.

Aqui, entram as figuras das buyer personas. Esse tipo de figura fictícia é fundamental para conseguir um trabalho mais direto com o público-alvo de sua empresa. Também conhecidas como personas, elas levam esse tipo de pesquisa para um campo muito mais pessoal.

Para começar a trabalhar com sua persona, você deve primeiramente identificar alguns dados básicos, para dar vida ao seu personagem. Escolha um nome completo, profissão e endereço, além de outros dados básicos que julgar relevantes.

Então, chega o momento de se aprofundar. Você criará todo um padrão psicológico para esta figura, com medos e anseios, desejos e vontades. Isso colocará a persona em um campo mais real, similar ao de seus clientes de fato.

Com a criação da persona, você tem muito mais liberdade para fazer perguntas e testar estratégias antes de colocá-las no mercado, eliminando assim aquelas que julgar não serem fortes o bastante em uma empresa de engenharia elétrica, por exemplo.

Capacitação de equipe

Não adianta oferecer estas mudanças estruturais em sua empresa de contabilidade se você não preparar seus colaboradores para isso. A maioria das pessoas, por instinto natural, acaba tendo uma resistência a mudanças, principalmente aquelas que impactam a rotina.

Por isso, é importante fazer um bom trabalho de base com a conscientização da necessidade de mudança, o impacto positivo que isso gera na empresa e nas carreiras de cada colaborador, entre outros pontos importantes.

Além disso, é importante que você trabalhe a questão de treinamento e formação para seus colaboradores. Se você está partindo para a mudança, nada mais justo do que auxiliá-los no processo e torná-los prontos para trabalhar nessa nova fase.

Essa é uma ação muito importante para sua empresa, não só pela qualificação de seus profissionais, mas também pelo potencial que você oferece de crescimento pessoal para cada um deles.

Um profissional que é visto e treinado para exercer suas ações pode se tornar um especialista no assunto, subindo em sua carreira e ajudando ainda mais sua empresa a conseguir resultados mais expressivos com soluções administração condominial.

Além disso, trata-se de um excelente método de valorização de sua equipe, que entende que estes treinamentos e desenvolvimento de carreira é uma forma de pensar em mantê-los para a nova fase, o que aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional.

Que tipos de serviço oferecer?

O serviço de consultoria de contabilidade oferece uma série de recursos diferenciados dos tradicionais, sendo este o grande apelo para que empresas tenham começado a migrar para este novo método.

Além de simplesmente realizar atividades de contabilidade da empresa, como os escritórios tradicionais, o consultor também busca uma melhor compreensão do mercado e de como pode agir para melhorar a estrutura da empresa contratante.

Isso significa compreender as atividades exercidas pela empresa e avaliar, através de diagnósticos e relatórios de desempenho, elementos que possam ser otimizados, e com isso apoiar o crescimento das empresas.

Ajudar na tomada de decisões de uma empresa tem sido um ponto que leva muitas companhias, até mesmo as de grande porte, a procurarem esse tipo de atividade. É muito importante conseguir contar com alguém que é capacitado para auxiliar nesse tipo de ação.

Muitos empresários estariam dispostos até a pagar a mais por esse tipo de serviço, tornando a consultoria de contabilidade uma excelente opção de negócio atualmente.

Considerações finais

Um formato mais moderno e inteligente, a consultoria de contabilidade permite análises muito mais fáceis para os profissionais da área, apresentando resultados mais efetivos em um tempo muito menor.

Por conta disso, é importante saber como lidar com estas mudanças e conseguir conquistar uma estrutura muito melhor qualificada para conseguir surgir como uma solução neste mercado cada vez mais competitivo.

Esse tipo de estrutura é importante para você conseguir trabalhar com mais qualidade suas ações contábeis, sobretudo as novas e que atraem mais atenção dos clientes para conseguir se tornar uma liderança nesse mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp