24/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/08/2021 às 00h00min

Parceria na Grande Florianópolis gera sete novas oficinas para mais de 110 pessoas em situação de risco social

Da Redação
Divulgação
 A parceria entre a empresa Únilos, que atua em Florianópolis, São José e Palhoça, e a associação Movimento1, iniciada em abril de 2021, aposta na geração de oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional para uma série de famílias de comunidades carentes, e refugiados da Venezuela, que são assistidas pela Associação.

Atualmente, mais de 110 adultos e adolescentes recebem conhecimento através de 7 oficinas diferentes: empreendedorismo; culinária; inglês; português + matemática; reforço escolar; música e bordado. São mais de 50 encontros com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho, desenvolver o empreendedorismo e trabalhar a cultura, o lazer e a arte. 

“Ao criar as oficinas pensamos em atividades essenciais para o desenvolvimento de cada pessoa. Acreditamos que todos têm o direito à educação e capacitação em diversas áreas, tanto para atuar no mercado de trabalho, quanto para criar um projeto ou empresa. Tudo fica mais difícil para quem está em uma situação mais vulnerável, por isso queremos ser um canal de incentivo”, destaca Jonathan Batista, líder da Associação Movimento 1.

A venezuelana Dulbis Rivas veio ao Brasil visitar o marido, em dezembro de 2019, e por causa da pandemia, ainda não conseguiu retornar. Ela é uma aluna fiel das oficinas e participa de todas as sete. “Eu gosto de aprender e combinar a minha cultura com a do Brasil. As aulas são muito dinâmicas e participativas. Além disso, é muito bom interagir com minhas companheiras e conhecer sobre muitas coisas. Me siento muy agradecida pelo el poyo que nos brinda Movimento1”, relata Rivas misturando um pouquinho entre o português e sua língua materna, o espanhol. 

Educação que transforma

De acordo com André Goulart, head de Relacionamento com o Cooperado Únilos, a parceria entre a Cooperativa e a Associação se fortalece a cada nova ação. “É importante para nós criarmos laços com lideranças que trabalham efetivamente com famílias em situação de risco social. Os ideais da equipe de voluntários da Movimento1 vão ao encontro dos nossos fundamentos cooperativistas, e é muito satisfatório acompanhar de perto a transformação que a educação faz na vida das pessoas e de uma comunidade”, diz Goulart, que esta semana entregou, em nome da Únilos, 10 violões para a Oficina de Música. 

Os professores são todos voluntários e também vão compartilhar o curso gratuito da Plataforma Progrid 10 Dicas para Microempreendedor Individual, adaptando o tema para cada oficina realizada, oferecendo assim dicas importantes para os próximos passos da busca pessoal e profissional da turma. 

 .  
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp