13/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/08/2021 às 00h00min

Volume de serviços acelera em SC e encerra semestre com alta histórica, diz Fecomércio

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 3,1% em junho frente ao mês anterior- este é o segundo mês seguido com resultados positivos em 2021, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE. O desempenho é equivalente ao nível nacional (1,7%) na passagem do mês.

No acumulado do ano, a recuperação do setor ocupa o 3º lugar do país, com alta de 17,1%, quase o dobro da média nacional (9,5%) e o maior patamar já alcançado para esse período desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Em 12 meses a variação foi de 8,4%- a 2º maior do país.

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. Pelo terceiro mês seguido todos os segmentos apresentaram variação positiva comparada ao ano anterior.  Esse movimento reflete no volume positivo do primeiro semestre para os cinco agrupamentos de serviços acompanhados pela pesquisa.

Dentre os segmentos, a alta no ano de 2021 é puxada pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares (29,40%) e Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios (21,90%). Esses também são os setores com maior crescimento em 12 meses. Também lideram a geração de postos de trabalho nas atividades de transporte terrestre (4.111), Limpeza em prédios e em domicílios (3.093), Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.897), Serviços de engenharia (1.850) e Atividades de contabilidade (1.399) no acumulado de 2021.

Os serviços prestados a família, apesar de continuar em níveis inferiores ao período pré-pandemia e com queda acumulada de 14,8% em 12 meses, reverteram as perdas no acumulado do ano e passa a ter volume positivo de 2,6% em 2021. Esse resultado mostra sinais de recuperação, entretanto o setor permanece sendo um dos mais afetados pela pandemia, sobretudo pelo caráter mais presencial das atividades, como restaurantes, bares, atividades culturais e de recreação e lazer, cabeleireiros, barbeiros, salões de beleza, dentre outros. Nesse sentido,  o avanço e a recuperação das atividades dependem da continuidade da imunização da população e do controle dos preços.
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