10/08/2021 às 16h50min - Atualizada em 10/08/2021 às 16h50min

Biguaçu aposta em ações para tentar combater a evasão escolar

Da Redação
Fernando Mendes/PMB
A pandemia de Covid-19 exigiu a adaptação do sistema de ensino, que foi gradualmente segmentado em três modelos: o remoto, o híbrido/misto e o presencial. A mudança intensificou a preocupação quanto à permanência das crianças e adolescentes na escola, uma vez que o ensino a distância dificultou o acompanhamento da frequência escolar e o acesso à educação. 

Em Biguaçu, a Secretaria Municipal de Educação, aposta ferramentas para reforçar a assistência aos alunos e estreitar o elo entre família e unidade de ensino.

Nos meses de maio e junho deste ano foi trabalhada uma campanha em conjunto com o sistema Apoia, do Ministério Público de Santa Catarina, que atuou fortemente na conscientização e orientação das famílias em relação à manutenção da relação com a escola, supervisão das atividades encaminhadas para casa e o retorno de forma segura à sala de aula.  E como forma de complemento, no mês de agosto, quando inicia o segundo semestre do ano letivo, será lançada a campanha Todos na Escola.  Realizada em parceria com o programa Busca Ativa, a iniciativa contará com diversas ações junto às famílias, à sociedade e demais setores da administração pública.

Segundo o secretário, Oscar Silva Neto, “a iniciativa vai ao encontro do anseio de familiares, profissionais da Educação e órgãos de controle. Todos querem uma educação de qualidade, mas com segurança. Nosso objetivo é, aos poucos, retomarmos o cenário educacional mais próximo daquele que costumeiramente víamos, respeitando, é claro, todos os protocolos de segurança”

O cronograma tem programação a partir do dia 10 com a realização de reunião com as diretoras das unidades municipais para levantamento dos dados da evasão escolar. E a partir dessa data, serão confeccionadas camisetas para divulgação da Busca Ativa, bem como a fixação de cartazes em locais públicos, a distribuição de material informativo em parceria com os agentes de Saúde e nas redes sociais na Prefeitura.

A coordenadora da campanha e assistente social da SEMED, Ana Paula Medeiros e Silva Vicente, destaca que, “a campanha Todos na Escola vem reforçar a importância do papel de cada sujeito neste processo: educandos, profissionais e famílias. Não podemos permitir a ausência de crianças e adolescentes do ensino regular básico, por isso estamos trabalhando para o melhor aproveitamento da oferta deste serviço, por meio de várias ações que estimulem o retorno ao ambiente escolar”.

Já nos meses de setembro, outubro e novembro será intensificado o monitoramento das presenças nos três sistemas de ensino e o contato com as famílias por meio de ligações, mensagens, atendimentos presenciais e visitas domiciliares, além do contato e orientação diretamente com os estudantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp