02/08/2021 às 15h22min - Atualizada em 02/08/2021 às 15h22min

Antonio Fagundes abre a segunda temporada do Atraverso, nos aplicativos de streaming

Da Redação
Divulgação
Um dos artistas mais queridos do Brasil, Antonio Fagundes é o convidado da estreia da segunda temporada do Atraverso, podcast de literatura que propõe uma jornada entre histórias e personagens, com apresentação do jornalista Ronaldo Bueno. Nesta temporada, os programas inéditos passam a ser disponibilizados nos principais aplicativos de streaming quinzenalmente às quinta-feiras, às 18h, além da Rádio Pinguim (www.radiopinguim.com.br), às quintas (21h), sábados (13h) e terças (20h). 

“O bate-papo foi delicioso. Fagundes foi muito receptivo ao nosso convite e contou uma porção de histórias. Falou de como iniciou a relação com os livros, ainda na infância, lembrou de personagens marcantes em quase seis décadas de carreira e compartilhou ótimas dicas de leitura. Uma das histórias mais curiosas é de quando ele conseguiu um autógrafo de Gabriel García Márquez”, adianta Bueno, também responsável pela pesquisa e roteiro dos episódios. A produção é do jornalista Diego Adami.

Com um currículo de ator, autor e produtor que inclui mais de 50 filmes, 40 peças teatrais e 40 produções de TV, entre novelas, séries e teleteatro, Fagundes é um apaixonado por literatura. Além de já ter interpretado dezenas de personagens baseados em livros, é um grande incentivador da leitura para quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Em 2019, quando deu vida ao editor de livros Alberto, na novela Bom Sucesso, as obras que apareciam no folhetim da TV Globo registraram aumento de vendas nas livrarias. Recentemente, lançou Tem um livro aqui que você vai gostar (Sextante, 2020), com dicas e comentários a respeito de seus títulos preferidos. 

"Estou lendo sempre. Quem me conhece sabe que, pra onde vou, estou com o livro da vez debaixo do braço. Se tiver 10 minutos em que não vai acontecer nada, uso esses 10 minutos pra ler. Sou muito curioso, muito interessado por qualquer tipo de leitura. Costumo brincar que o gênero que mais gosto é o de livro bom", conta o entrevistado.

Nomes confirmados

A nova temporada do Atraverso segue o mesmo perfil da anterior, com episódios quinzenais de até 25 minutos, utilizando técnicas de narrativa jornalística para contar histórias da literatura brasileira. Além de Fagundes, já estão confirmados nomes como Cristina Judar, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2018, falando sobre seu novo romance, Elas marchavam sob o sol (Dublinense, 2021); Tônio Caetano, autor gaúcho vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, categoria Conto, com Terra nos cabelos (Editora Record, 2020); e Natalia Borges Polesso, que lançou em julho seu segundo romance, A extinção das abelhas (Companhia das Letras, 2021).

“O interessante da primeira temporada é que ela foi ganhando uma identidade aos poucos, à medida em que testava diferentes maneiras de contar aquelas histórias e as pessoas foram descobrindo o podcast e sugerindo novos temas. O Atraverso foi recebido com muito carinho, não só por pessoas que já conheciam o meu trabalho como jornalista, mas também por quem chegou ao longo da temporada e acabou ficando. Hoje, temos ouvintes em vários lugares do Brasil: Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Minas Gerais. Esse alcance que a linguagem dos podcasts proporciona é surpreendente”, comemora o apresentador.

O Atraverso possui ainda um perfil no Instagram (@atraversopodcast), onde são publicados conteúdos extras relacionados ao tema de cada programa e também dicas e curiosidades sobre literatura, favorecendo a interação com os apreciadores de livros. “Essa troca com o público tem sido a melhor recompensa. Toda semana eu recebo mensagem de alguém que começou a ler algum livro que foi assunto no podcast ou indicado no Instagram. Isso é muito bacana e só aumenta a responsabilidade em oferecer conteúdo sob medida para quem acredita na literatura como uma jornada que atravessa universos e conecta pessoas”, afirma Bueno. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp