02/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 02/08/2021 às 00h00min

Florianópolis e Abree apostam em cooperação para reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Da Redação
Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap/SMMA
A Prefeitura de Florianópolis já recolhe em média cinco toneladas por mês de eletroeletrônicos, mas agora, em cooperação com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), passa a certificar nacionalmente a destinação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos ao sistema de logística reversa. Com a inclusão na reciclagem de todos aparelhos que são plugados na tomada, o volume destinado adequadamente deve pelo menos dobrar na capital catarinense.  

Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são recebidos nos Ecopontos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) Comcap e recolhidos em todos os domicílios de Florianópolis por meio de agendamento. A destinação ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos está adiantada pelo menos cinco anos em Florianópolis por conta da parceria entre a Comcap, o Comitê Para Democratização da Informática (CPDI-SC) e a Weee.do, empresa especializada em manufatura reversa de equipamentos de informática e outros produtos eletroeletrônicos. 

Por conta disso, informa o engenheiro Wilson Cancian Lopes, da Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos da Smma, Florianópolis está entre as 10 prefeituras do Brasil a assinar o termo de cooperação com a Abree para coletar e destinar de forma correta não só eletroeletrônicos como eletrodomésticos.

“Já encaminhávamos televisores, computadores, tabletes, notebooks e impressoras, mas não conseguíamos reinserir no ciclo de manufatura reversa aparelhos de maior porte como geladeiras, secadoras ou lavadoras de roupa. Agora tudo que liga na tomada pode ser entregue nos Ecopontos ou por agendamento para a Smma Comcap com garantia que voltará à indústria”, informa.

Economia circular

De acordo com o engenheiro sanitarista e sócio-fundador da Weee.do Mark  Rae, Florianópolis dispõe de pelo menos 25 pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, somando os Ecopontos da Smma Comcap e iniciativas privadas como da Acif. Mas, agora, será dada destinação também a eletrodomésticos. “A chamada linha branca contém gases poluentes, que podem prejudicar a camada de ozônio, e geram maior dificuldade de processamento e destinação”, aponta Rae.

Inicialmente, os aparelhos serão encaminhados para São Paulo, mas na sequência, com a homologação da Weee.do a desmontagem e até a remanufatura poderão ser feitas em Santa Catarina, gerando novas oportunidades de emprego. “Esse termo insere Florianópolis no mapa nacional de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. É a economia verde e circular que gera emprego e renda a partir de soluções que protegem o meio ambiente e dão novas oportunidades aos materiais.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp