29/10/2020 às 06h00min - Atualizada em 29/10/2020 às 06h00min

Réplica de barco histórico construído em SC parte para o Caribe

Da Redação
Divulgação
As cidades de Itajaí e Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, foram escolhidas para executar réplicas de embarcações históricas. Nesta semana, uma reprodução da primeira Nau Santa Maria - caravela que trouxe o explorador Cristóvão Colombo às Américas - feita no Brasil, teve o seu processo de construção e exportação finalizado e está partindo rumo à ilha de Curaçau/Antilhas Holandesas, no mar do Caribe.
 
Responsável pelos trâmites de exportação e importação de materiais usados na construção do barco, assim como o processo que habilitou a viagem rumo ao seu destino, o diretor da empresa H.ace (Hosang – Assessoria em Comércio Exterior), Jorge Irineu Hosang, explica que a réplica da Nau Santa Maria seguirá até o Caribe navegando pela costa brasileira.
 
"Fizemos uma pesquisa e identificamos que seria economicamente mais viável que a embarcação fosse navegando do que transportada por algum navio. A previsão é de que a viagem possa levar entre 30 e 40 dias para ser concluída, levando em conta as paradas para abastecimento", contou.
 
O investidor do projeto, o argentino Miguel Pedro Sheppard, explica que a construção do barco veio precedida de um extenso trabalho de pesquisa histórica, combinado a uma engenharia moderna, para oferecer mais conforto e segurança aos tripulantes. Segundo o empresário, apenas na execução desta primeira embarcação foram investidos três milhões de dólares, incluindo todos os custos com estudos. "O processo de construção envolveu anos de pesquisa histórica que foram alinhados a uma engenharia contemporânea e de vanguarda", disse.
 
Projeto prevê a construção de outras réplicas
 
Este foi apenas o primeiro barco de uma série de 10 embarcações idênticas que devem ser construídas nos próximos anos na região e que serão empregadas na exploração turística na nas diversas ilhas caribenhas. 
 
Além da reprodução da "Nau Santa Maria", também estão previstas a construção de quatro réplicas da embarcação "Pérola Negra", que estrelou a famosa série de filmes "Piratas do Caribe" e de dois "La Venganza de La Reina Ana", o galeão mais moderno do século 18, roubado e transformado em navio pirata por Barba Ruiva.
 
A construção da primeira réplica da Nau Santa Maria feita no Brasil, foi realizada em dois estaleiros catarinenses, a construção iniciou em Itajaí e foi concluída na cidade vizinha de Navegantes. Foram quase quatro anos de um trabalho que contou com a mão de obra regional orientados por profissionais especializados no segmento, alguns vindos do exterior. Segundo Hosang, as próximas embarcações devem ser construídas de duas em duas, de modo a acelerar a entrega. "Acreditamos que as próximas construções gerem em torno de 800 empregos, diretos e indiretos aqui na região, num contrato que deve chegar próximo dos 50 milhões de dólares" adianta.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp