27/10/2020 às 20h56min - Atualizada em 27/10/2020 às 20h56min

Com cerca de 500 participantes, Transcatarina tem início e acontece até sábado

Da Redação
Ney Evangelista/DFOTOS
Está oficialmente aberto o 12º Transcatarina que começou a receber na manhã desta terça-feira, 27, os amantes do fora-de-estrada nacional. Até o dia 31 de outubro, representantes de quase 120 cidades e nove estados desbravarão as melhores trilhas do meio oeste catarinense, com largada e chegada em Fraiburgo, e pernoites em Treze Tílias e Caçador. 

Cerca de 500 pessoas alinharão os veículos 4x4 no pórtico do evento, e elas estarão divididas pelas categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3). “O Transcatarina é a melhor prova que já competi. Do levantamento do percurso ao briefing, dos jantares a premiação... Tudo é muito bem feito, organizado e caprichado. Difícil descrever, só participando para entender o que é e significa para nós”, declara o piloto da categoria da Turismo, Benedito Lopes, de São José do Rio Preto (SP). 

O diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa, garante que a 12ª edição será uma das melhores da história do evento, com boa parte do roteiro inédita, bastante técnica e, de “brinde”, belas paisagens. “O Transcatarina é bem democrático, aberto a todos os perfis de off-roaders. Temos categorias para quem gosta de competir, sentir a adrenalina no limite e superar seus próprios desafios em busca do melhor resultado; e recebemos também aquelas pessoas que querem passear, sem se preocupar em cumprir tempo e médias de velocidade, onde a superação de limites tem outros objetivos e prioridades”, explica Costa. “Todo ano pensamos em criar algo novo a fim de agregar mais indivíduos a nossa família. A paixão pelo off-road tem muitas variáveis, e queremos unir todo mundo em um único lugar, no Transcatarina”, ressalta. 

Ação do bem 

Organizado pelo Caçador Jeep Clube e SC Racing, o Transcatarina faz mais do que incentivar a pratica do off-road e do rali de regularidade no Brasil. Ao reunir centenas de pessoas, vindas de diversas regiões do país, percebeu-se a oportunidade de juntar esforços e ajudar também as demandas mais carentes das cidades que recebem o evento, ou seja, fazer o bem a quem precisa. 

Portanto, desde a primeira edição, no ato da inscrição, os participantes doam 40 quilos de alimentos não perecíveis e uma caixa de leite com 12 unidades (por carro). Na média, são arrecadados cerca de 10 mil quilos de alimentos e 480 litros de leites. 

Para a diretora do Rotary Clube de Fraiburgo, Vânia Franceschi, o movimento de doações organizado pelo Transcatarina faz toda a diferença na vida das pessoas que tem mais necessidades. “Os alimentos são distribuídos pelas comunidades e instituições que apoiamos. Eles recebem com muito carinho e respeito. É muito gratificante”, reconhece Vania.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp