20/07/2021 às 08h33min - Atualizada em 20/07/2021 às 08h33min

Rede tem mais de 1.200 estudantes no atendimento educacional especializado em Florianópolis

Da Redação
Arquivo/SME
A prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação tem atualmente 1.259 estudantes com deficiência, segundo dados do primeiro semestre. Eles estão matriculados na educação infantil, ensino fundamental e na educação de jovens, adultos e idosos, a EJA.

A maioria, 473, possui transtorno do espectro autista (TEA), seguido por deficiência intelectual, 199, e deficiência motora- física, 79. Há estudantes com deficiências múltiplas, que somam 51.

Existem 36 com altas habilidades/superdotação, 25 com perda total ou parcial da audição e 19 que são cegos ou que possuem baixa visão.

Em observação estão 265 e, em avaliação, 112.

O processo de observação é feito por professores de educação especial que realizam o atendimento educacional especializado (AEE), que articulam , trocam informações com outros docentes, outros profissionais e familiares para a inclusão dos estudantes no contexto escolar.

O estudante, então, é encaminhado para a avaliação, que acontece fora da unidade, com neurologista, psiquiatra ou equipes multidisciplinares.

Após confirmado o diagnóstico, ele  passa a ser atendido na salas multimeios. Esses espaços são constituídos por mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos para as necessidades dos estudantes.

A Secretaria de Educação está com 41 salas multimeios: 12 no Norte da Ilha, 4 no Leste, 12 na região central,  5 no Continente e 8 no Sul da Ilha.

Maurício Fernandes Pereira, secretário de Educação, destaca que  o objetivo das salas é  acolher com mais qualidade toda a demanda de estudantes, professores e famílias.

“O atendimento é realizado no turno oposto ao da sala de aula comum, na própria escola em que o estudante frequenta ou em outra escola próxima à sua”, explica.

PROFISSIONAIS.

Para dar atenção a esses mais de 1.200 estudantes da rede municipal de ensino, além dos professores de educação especial há auxiliares para quem precisa de acompanhamento.

Há ainda professores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e  professores que atuam no Centro de Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.

NÚMEROS.

Transtorno do Espectro Autista- 473

Deficiência Intelectual- 199

Deficiência motora- física- 79

Deficiências múltiplas- 51

Altas habilidades/superdotação- 36

Perda total ou parcial da audição- 25

Cegos ou com baixa visão- 19  

Em observação - 265

E avaliação- 112
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp