26/10/2020 às 19h44min - Atualizada em 26/10/2020 às 19h44min

Prazo para inscrição no processo seletivo de medicina da UFSC termina nesta terça-feira

Da Redação
Divulgação
Termina nesta terça-feira, 27 de outubro, o prazo para inscrição no Processo Seletivo UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) 2020 do segundo semestre. O concurso vai selecionar alunos para os cursos de Graduação em Medicina do Campus Araranguá e para vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2020. Houve uma retificação do edital com alteração no quadro de vagas e o curso de Medicina de Araranguá passou a oferecer 69 vagas, sendo 39 para ingresso em 2020.2 e 30 vagas para o primeiro semestre de 2021.

No total, são oferecidas 558 vagas em 27 cursos dos cinco campi da UFSC. Poderão participar todos os estudantes que concluíram o Ensino Médio (curso de 2º grau ou equivalente). A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela internet.

Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, o Vestibular tradicional com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que levará em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. Será possível utilizar apenas uma das médias e é necessário que estudante tenha obtido uma pontuação mínima na redação e em cada uma das disciplinas, conforme especificado no edital.

Para ajudar na escolha da melhor média a ser utilizada – caso tenha participado de mais de uma edição do Enem – a Coperve colocará à disposição dos candidatos uma calculadora. A calculadora levará em conta a alteração da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em cada prova. “O processo seletivo proposto pela Coperve/UFSC realizará uma padronização das notas dos candidatos, por disciplina do Enem, para o cálculo da média final, permitindo uma comparação justa entre os candidatos, independente do Enem escolhido” afirma a presidente da Coperve, professora Maria José Baldessar. Conforme regras do próprio Enem, os candidatos que participaram do exame como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera, e 69 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 39 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1. Essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de um requerimento que está disponível no site https://processoseletivo20202.ufsc.br até 27 de outubro. Pelo calendário, a confirmação de inscrição definitiva será disponibilizada neste mesmo site a partir do dia 17 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 14 de dezembro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp