29/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 29/06/2021 às 00h00min

São José encaminha mais de 300 pessoas em situação de rua ao Centro POP, diz prefeitura

Da Redação
Divulgação
A Prefeitura de São José, por meio da secretaria de Assistência Social, já fez o encaminhamento de mais de 300 pessoas em situação de rua na cidade. Os dados foram divulgados pela administração municipal.

Segundo a prefeitura, o objetivo é fornecer atendimento à população de rua através de abordagem social ou busca espontânea aos serviços do Centro POP. Entre os serviços ofertados há a disponibilização de espaço para higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences, kit higiene e encaminhamento à rede de assistência social do município, disponibilizando tratamento de saúde, ingresso em comunidade terapêutica, reinserção ao mercado de trabalho, oficina de revitalização com palets, reconstrução de projeto de vida e passagem terrestre para retorno à sua cidade de origem. O município conta ainda com o serviço de duas casas de acolhimento e duas casas de passagem.

Apenas em 2021, no período de 1º de janeiro a 22 de junho, a secretaria de Assistência Social já realizou mais de 9.000 atendimentos a pessoas em situação de rua, ressaltando que esse número não equivale ao número de pessoas, pois cada PSR recebe mais de um tipo de atendimento. Segundo o Secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, “conforme cadastramento do Centro POP e serviço de abordagem, São José tem aproximadamente 291 pessoas em situação de rua atualmente. Muitos usuários não permanecem em São José, apenas fazem o trânsito para municípios vizinhos”.

Do total de atendidos, 324 foram encaminhados conforme abaixo:

64 – passagens terrestres para retorno a cidade de origem

29 – Reinserções no mercado de trabalho

95 – Alocações em comunidades terapêuticas

136 – Encaminhamentos para casas de acolhimento

O Centro POP é a porta de entrada para os usuários. No local, os assistidos são encaminhados para a rede socioassistencial. De acordo com o Prefeito Orvino Coelho de Ávila, “desde o início do governo as ações foram intensificadas com o objetivo de aperfeiçoar a execução da Política Municipal de Assistência Social, implementando um fluxo integrado entre as secretarias, promovendo a reinserção familiar, no mercado de trabalho e novos acolhimentos em abrigos para as pessoas em situação de rua”.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp