22/10/2020 às 13h59min - Atualizada em 22/10/2020 às 13h59min

Polícia Militar aposta em programas de prevenção ao suicídio

Da Redação
Polícia Militar
O suicídio é uma realidade na vida das pessoas e, no dia a dia da polícia, não é diferente. Assim, em Santa Catarina, a Polícia Militar desenvolve um trabalho de apoio e prevenção dentro do seu efetivo de policiais.

No último dia 16 de outubro, por exemplo, a 9ª Região de Polícia Militar (RPM) encerrou na concluiu seu programa em 2020. Este ano o programa contou com a participação de 115 militares, em São Miguel do Oeste, no interior do estado.
Durante os encontros realizados a fim de sensibilizar os militares acerca do assunto, houve uma intensa troca de ideias e sugestões para projetos futuros a serem elaborados para atender os anseios da tropa.

O suicídio é uma questão ainda cercada de muitos tabus, atingindo todas as faixas etárias e atividades profissionais. “Buscando prevenir esta situação crítica, o serviço de psicologia da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (9ª RPM/Fron), em parceria com a ABEPOM/Clinipom de São Miguel do Oeste, deu continuidade ao projeto de prevenção ao suicídio, sendo este ano realizado com o tema: ‘saúde mental importa sim! Está tudo bem em pedir ajuda’”, diz a PM.

O tenente-coronel Marcelo de Wallau da Silva, comandante interno da 9ª RPM/Fron, reforça: "É importante respeitar o momento de sofrimento psicológico do colega, e oferecer apoio social e emocional, orientar o mesmo a buscar ajuda especializada. Essa ação aproximou a profissão da psicóloga e da assistente social dos militares participantes", disse, ao site da Polícia Militar de Santa Catarina.

Origem.

O projeto iniciou-se em 2016 e a cada ano tem trazido um novo formato, um aspecto diferente e uma nova visão acerca desse tema com o intuito de prevenir e conscientizar os militares, promovendo ações voltadas para a saúde mental da tropa.

Ao longo dos anos e dos eventos realizados, houve maior aceitação e compreensão acerca do tema, além de aumentar a procura por ajuda especializada. A 9ª RPM/Fron apresenta um baixo índice de suicídio entre militares, podendo este índice ser reflexo as ações de prevenção e conscientização.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp