21/06/2021 às 15h31min - Atualizada em 21/06/2021 às 20h10min

Como conseguir capital de giro para pequenas e médias empresas?

Não é de hoje que o assunto giro de caixa é constantemente falado. Mas, certamente, durante a pandemia do novo coronavírus, essa pauta ganhou ainda mais relevância.

SALA DA NOTÍCIA Giuliano Sarzana
https://conexaofinanceira.com.br/credito-empresarial/capital-de-giro/como-conseguir-capital-de-giro/
Free Images

Se você está pensando em como conseguir capital de giro para o seu pequeno ou médio negócio, saiba que está no lugar certo!

Isso porque, neste conteúdo, reunimos seis ótimas soluções para capital de giro. Todas realmente são muito interessantes, mas, claro, é fundamental analisar as particularidades de cada uma. 

Além disso, comparar os prós e contras dos créditos com a atual situação da sua empresa. Só assim é possível fazer uma escolha consciente e correta. 

Então, já está curioso para descobrir a lista de saídas para o seu empreendimento? 

Continue a leitura e aproveite as sugestões! 

Precisa de Capital de Giro para colocar as finanças da sua empresa em dia? Então confira as melhores Soluções Financeiras para a sua empresa com a Conexão Financeira! 

Nunca foi tão Importante Falar Sobre Capital de Giro. Entenda o Porquê!

Não é de hoje que o assunto giro de caixa é constantemente falado. Mas, certamente, durante a pandemia do novo coronavírus, essa pauta ganhou ainda mais relevância. 

Isso porque, de acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), só no período de março a julho de 2020, mais de 700 mil empresas fecharam as portas.

Muitas dessas falências aconteceram porque o empreendimento não tinha verba o suficiente para continuar, diante da pausa na venda de produtos e serviços.  

Hoje, sabemos que, uma hora ou outra, a crise de saúde mundial vai acabar. Só que os seus ensinamentos devem ser lembrados para sempre… 

Um deles está ligado a como conseguir capital de giro e, desse modo, manter a rotatividade dos negócios. 

Abaixo estão algumas alternativas para as pequenas e médias empresas: 

1. Aporte dos Sócios

O aporte de sócios significa utilizar uma contribuição de parceiros e, também, do seu próprio bolso para ter um capital de giro. 

Essa é uma estratégia muito comum entre donos de empreendimentos no Brasil. A grande vantagem é não precisar pagar juros. 

Mas, atenção: se escolher essa alternativa, tenha a certeza de que os retornos financeiros serão suficientes não só para você, mas também para os investidores. 

2. Renegociação das Dívidas e Parcelamentos

Essa segunda dica, na verdade, é mais para controle (quando você já tiver o capital de giro em mãos). 

O fato é o seguinte: negociar e renegociar são ações comuns e extremamente importantes para os seus negócios. Frequentemente, por exemplo, será preciso “discutir” valores com os seus fornecedores.

O mesmo vale para as dívidas. Você não só pode como deve fazer renegociações para que as pendências caibam no capital de giro à disposição. 

3. Antecipação de Recebíveis

Mais uma solução de como conseguir capital de giro é pela antecipação de recebíveis

Podem solicitar essa vantagem, às empresas que tenham mais de dois anos de CNPJ, além de faturamento mensal acima de R$ 100 mil. 

O seu empreendimento se encaixa nesses critérios? Então, basta fazer a solicitação dos recebíveis. 

Assim que o pedido for conferido e aprovado, o dinheiro será mandado para a conta da sua empresa.  

4. Sale & Leaseback

Sale & Leaseback, também conhecido como contrato de venda e arrendamento, é um tipo de negócio feito sobre o imóvel da empresa. 

Funciona assim: o empreendedor vende, por exemplo, o escritório para um investidor imobiliário. 

Depois, o mesmo empresário passa a pagar aluguel para aquela pessoa que fez a compra. Assim que o contrato termina, o imóvel, então, volta a ser do empresário. 

Ou seja, essa estratégia faz com que você tenha um dinheiro imediato para colocar no capital de giro e, enquanto paga mês a mês pelo uso do escritório, dá tempo de se organizar financeiramente e, lá na frente, recuperar o seu espaço. 

5. Conta Garantida

O crédito Conta Garantida funciona como um empréstimo mesmo. A diferença dele para modalidades tradicionais é o valor de juros mais baixo e o prazo maior para pagamento. 

Defina o quanto você precisa para o seu giro de caixa, em seguida, peça a liberação do empréstimo. 

6. Empréstimos Bancários Para Pessoa Jurídica

Por fim, os empréstimos bancários para CNPJ também são um jeito de como conseguir capital de giro. 

O dinheiro é liberado por instituições bancárias. O empresário só precisa ficar muito atento ao valor das taxas de juros e ao prazo do contrato. 

Essa observação mostra se o pagamento do crédito realmente será viável, afinal, é claro que ninguém quer se endividar e complicar a empresa. 

Muito pelo contrário, o objetivo aqui é só se desenvolver e crescer bastante, certo? 

Precisa de Capital de Giro para colocar as finanças da sua empresa em dia? Então confira as melhores Soluções Financeiras para a sua empresa com a Conexão Financeira! 

Conclusão

Você tinha ideia da existência dessas soluções? 

Todas são interessantes para negócios de até médio porte, uma vez que possuem formas e valores de pagamentos mais acessíveis. Sem grandes riscos. 

Agora que já mostramos um pouco de tudo, separe um tempo para estudar melhor cada indicação. 

Também pegue todos os dados e números atuais dos seus negócios, principalmente, quanto será necessário para iniciar o novo projeto ou, ainda, pagar dívidas e voltar a toda produção. 

No mais, vale dizer que momentos desafiadores são comuns na vida de empreendedor. 

O mais importante mesmo é saber prever e evitar surpresas, quando possível. Se não der, valerá e muito a sabedoria para gerir danos e dar a volta por cima. 

Estabelecer o seu capital de giro é um dos primeiros passos. Comece o quanto antes! 
Para outras dicas como essas, continue aqui no blog Conexão Financeira!


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp