23/04/2024 às 10h42min - Atualizada em 25/04/2024 às 00h01min

Segundo idioma aumenta chances de emprego, aumenta salário e oportunidades

Portas podem ser abertas com uma segunda língua

Aroldo Antonio Glomb Junior
www.kakoi.com.br
Divulgação

Imagine a alegria de uma pessoa que encontra uma vaga de trabalho que combina perfeitamente com ela. A expectativa só cresce: a pessoa tem a escolaridade exigida, o tempo de experiência pedido e as habilidades batem perfeitamente com o que a vaga descreve. Então, surge a desilusão: a vaga pede outro idioma. A falta do “‘inglês básico”, de um “francês intermediário” e até mesmo do famoso “espanhol fluente” pode liquidar com as chances deste candidato.

Para Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, entender outro idioma, como inglês, abre um mundo de oportunidades em diversas empresas. Se a pessoa for fluente, melhor ainda:

“As empresas que exigem proficiência em outra língua pedem esse requisito, pois seus negócios vão esbarrar em clientes e fornecedores de outros países em algum momento, ou então com expressões de outras localidades. Setores como finanças, tecnologia, aluguel de veículos, RH e marketing, por exemplo, são alguns trabalhos em que saber inglês ou espanhol vão fazer parte da rotina do trabalho”.

Karina lembra ainda de empresas que projetam crescimento para outros países e essa internacionalização precisará de colaboradores que saibam se virar em outra língua.  O Brasil está cercado de países que falam espanhol, portanto o espanhol é apreciado nestes casos. Quando a vaga exige contato de negócios com países do oriente médio ou da Ásia, é mais complicado encontrar quem fale chinês ou outro idioma da região:

“Por essa razão que o inglês serve como língua universal. Dependendo da empresa e do cargo, saber falar é mais apreciado do que saber escrever, portanto, quem ainda não tem outro idioma no currículo, precisa mudar esse cenário para ter chance de conseguir um trabalho melhor e, consequentemente, pague melhor”.

Como conseguir aprender outro idioma sem gastar nada?
Para quem não tem como investir em um curso de inglês, uma alternativa é fazer cursos gratuitos. O site do Ministério da Educação - MEC, por exemplo, possui cursos online e gratuitos de inglês, francês e espanhol com certificado e sem processos seletivos na plataforma Aprenda Mais.

“Se a pessoa conseguir incluir outra língua no currículo, suas chances aumentam. E vale lembrar que essas vagas podem exigir uma entrevista no idioma exigido, portanto, quanto antes mais cedo a pessoa aprender, melhor será o resultado” completa Pelanda. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp