11/06/2021 às 06h00min - Atualizada em 11/06/2021 às 06h00min

Faltantes que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 chegam a 554 pessoas em Palhoça

Da Redação
Divulgação
A pandemia do novo coronavírus se tornou uma das preocupações principais na área da saúde atualmente e a vacinação em massa se tornou a melhor alternativa para imunizar as pessoas e evitar as conseqüências mais graves da doença. Para a imunização completa, porém, é necessário tomar a primeira e a segunda dose.

Em Palhoça, entretanto, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 554 pessoas que se encontram na data para receber o reforço do imunizante ainda não compareceram aos dois postos de vacinação. Conforme indicam os estudos clínicos, além de ampliar a proteção contra a doença, a segunda dose da vacina ajuda a prolongá-la.

Quem acredita que com apenas uma dose já possui imunidade suficiente contra o coronavírus está equivocado. Aquele que não completa o esquema vacinal, ou seja, recebe a primeira dose e não toma a segunda, está mais sujeito à infecção no comparativo com quem recebeu as duas doses.

Outra informação que ressalta ainda mais a importância de terminar o ciclo é que a aplicação feita de forma parcial pode favorecer novas versões do vírus, ou seja, se uma variante do vírus é erradicada no organismo de alguém que recebeu as duas doses, é possível que se instalada em uma pessoa que tomou somente a primeira dose ela sobreviva.

Conforme alerta o secretário de Saúde Rosiney Horácio “à primeira vista, pode parecer que 554 pessoas não é um índice muito alto, mas essa ideia está errada. Cada pessoa que não recebeu a segunda dose pode se infectar e transmitir o vírus para outras pessoas formando um grande efeito cascata. Por isso, é essencial tomar as duas doses. Se já chegou o seu dia, vá até a Estação Palhoça ou ao posto de vacinação da Praia da Pinheira e termine o ciclo vacinal. As duas doses são fundamentais para a eficácia da vacina”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp