22/04/2024 às 09h54min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h01min

SOPESP realiza primeira reunião para ampliar vagas de emprego no setor

Projeto é uma parceria com a prefeitura

Gabriela Nebot
Divulgação SOPESP
Na última quinta-feira (18/04) foi realizada na sede do SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, a primeira reunião para discutir o Termo de Cooperação firmado entre a entidade e a Prefeitura de Santos, com o propósito de ampliar as oportunidades de emprego oferecidas no Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) para o Porto de Santos. 

O Acordo, assinado no último dia 4 de abril, tem como meta impulsionar o desenvolvimento de ações conjuntas para fomentar a empregabilidade por meio da capacitação e inclusão no mercado de trabalho, visando a inclusão de mais santistas no mercado de trabalho.

A primeira etapa do projeto visa fomentar a empregabilidade, por meio da comunicação, pelas empresas associadas do SOPESP, de vagas de emprego para que o Município possa dar conhecimento aos trabalhadores interessados.

Com essa formalização, o SOPESP, que atualmente conta com 39 associados do setor, conduzirá um levantamento junto às empresas para identificar as vagas disponíveis e as necessidades de capacitação da mão de obra.

Marceli Mello, Relações Institucionais do SOPESP, está otimista em relação à parceria. "Esta colaboração é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Ao unirmos esforços com a Prefeitura de Santos, estamos gerando oportunidades concretas para os santistas se inserirem no mercado de trabalho portuário, o que contribui para o crescimento sustentável da comunidade local", destaca Marceli Mello.

Representando a Prefeitura de Santos, o Coordenador de Requalificação Profissional da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego, Ricardo Giuliano Chaves Serra, apresentou o plano e evidenciou como essa colaboração beneficiará não apenas as empresas, mas também a comunidade. "O Porto é o principal motor da economia de Santos. Isso implica na geração de empregos. São aproximadamente 34 mil carteiras de trabalho assinadas apenas no CNAE Transporte Logística. No entanto, essas vagas não estão centralizadas no Centro Público de Emprego e Trabalho. Com este termo de cooperação, iremos centralizá-las. Sem dúvida, aumentaremos a empregabilidade em nossa região, compreendendo o cenário, identificando as necessidades e oferecendo cursos para qualificar os profissionais", enfatiza Ricardo.

Presente no encontro, Wellington Gonçalves da Silva, da empresa Copersucar, ressalta a importância do acordo. "É significativo poder contribuir com a comunidade, gerando oportunidades a partir de nosso terminal. Isso certamente trará resultados positivos tanto para nossa empresa quanto para a comunidade", explica Wellington.

"Esse projeto representa uma união dos terminais. É um olhar voltado para a comunidade, uma perspectiva diferente para a população. Minha expectativa é que neste ano possamos avançar com esse projeto e empregar um bom número de pessoas nos nossos terminais, especialmente aquelas que estão desempregadas e precisam de capacitação", afirmou Luis Fernando Medeiros, representante do Terminal Marítimo do Guarujá (TEG) - ao definir essa importante parceria.

Débora Bezerra, representante da Santos Brasil, destaca a importância do projeto e da parceria com o SOPESP. "Este é um projeto de extrema relevância. Estamos em processo de expansão e essa parceria nos permite apoiar nosso negócio de forma ágil e com qualidade. Estou muito entusiasmada com esta iniciativa", declara Débora.

Paola Martins Gomes, do Terminal 12A, salienta a importância da conexão entre prefeitura, empresas e SOPESP. "Este projeto é essencial para todos os terminais, pois visa trazer a população para dentro do Porto de Santos, contribuindo para um aumento nas contratações e no emprego. Com esse esforço conjunto, certamente alcançaremos um impacto positivo em Santos e em toda a comunidade", destaca Paola.

Entre as empresas associadas que participaram estão: DP World Santos, Concais, Adonai Química, Terminal 12A, Santos Brasil, Terminal Marítimo do Guarujá (TERMAG), Eldorado Brasil, Ecoporto Santos, Hidrovias do Brasil, Terminal XXXIX de Santos, Copersucar e TEG, TEAG e TES.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp