22/04/2024 às 16h07min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h01min

72,9% dos mineiros se sentem inseguros na hora de comprar online

Segundo a pesquisa a maioria dos mineiros se sentem mais seguros em compartilhar seus dados nas lojas físicas

Mirella Souza
Pesquisa compras online

Comprar pela internet e pelas redes sociais já é um movimento mundial e consultorias especializadas em consumo afirmam que a tendência é que esse comportamento só cresça. Porém, ainda existe um público específico de pessoas que não confiam em comprar produtos ou serviços online, seja pelo cartão de crédito ou até mesmo pelo PIX.

Segundo uma pesquisa realizada pela FCDL-MG 72,9% dos mineiros manifestam total insegurança ao compartilhar seus dados pessoais ou de cartões de crédito e débito no ambiente virtual, enquanto 27,1% se mostraram indiferentes. Além disso, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), responsável por realizar o monitoramento ao longo do mês de março, 98% dos mineiros consideram que a segurança é requisito essencial no âmbito do comércio digital.

De acordo com o especialista em vendas pela internet Higor Batista é preciso ter cautela com o uso das suas informações pessoais e de pagamento, mas que antes de tudo o provedor precisa ser de confiança: “O parceiro ou intermediário precisa ter uma sistema robusto para evitar que as informações dos seus clientes sejam expostas na internet ou até mesmo roubadas por criminosos. Por isso, o ideal é comprar por marketplaces já conhecidos e estabelecidos no mercado como a Amazon e outros”, afirma o especialista em vendas online.

A investigação também apontou o comportamento dos mineiros na hora do fornecimento de dados: 50,8% dos entrevistados evitam conceder permissões para o uso de seus dados, 39% não veem problema em autorizar e 10,2% o fazem de maneira automática. Foi questionado também se os entrevistados adotam precauções ou avaliações antes de divulgar suas informações. Um total de 84,7% dos entrevistados afirmaram que sim, costumam adotar precauções. Já 15,3% da população não possui esse cuidado.

Segundo o especialista em segurança digital e presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Dados, Davis Alves, as pessoas precisam ficar muito atentas na hora de colocar os seus dados em sites: “Uma dica importante é nunca salvar as suas informações de pagamento em e-commerces, porque é em um potencial vazamento de dados é o seu nome, sobrenome e dados do seu cartão de créditos que estarão expostos para toda internet ver”, aconselha o especialista em segurança de dados.

Serviço: 

Instagram Pai da Amazon: https://www.instagram.com/paidaamazon/
Instagram Davis Alves: https://www.instagram.com/davisalvesphd/ 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp