16/04/2024 às 15h02min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h00min

Diretor da Catho lista 6 dicas para acelerar a conquista de emprego

De acordo com Fabio Maeda, garantir uma boa visibilidade do currículo é o principal caminho para ter sucesso na recolocação

Giovanna Rebelo Alves
Catho
 

 A busca por emprego em 2024 enfrenta um panorama desafiador. De acordo com uma recente pesquisa da Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego, 74,81% dos profissionais de recrutamento e seleção apontam que encontrar o candidato certo é o maior desafio. 

 

Porém, de acordo com dados do IBGE, há mais de 1.8 milhão de pessoas desempregadas há dois anos ou mais que estão em busca de emprego. Diante disso, Fabio Maeda, Diretor da Unidade de Candidatos da Catho, resolveu listar algumas estratégias para os candidatos que buscam não apenas serem contratados, mas também acelerar esse processo e conseguir a entrevista certa o mais rápido possível. 

 

1 - Adotar uma estratégia de busca focada

 

Para o começo, Fabio Maeda explica que é necessário que o candidato priorize as vagas que se alinhem estritamente ao perfil e as experiências. 

 

2 - Manter o currículo atualizado

 

Além de trazer as informações mais recentes sobre a vida profissional, o que favorece o enriquecimento do currículo, manter o perfil atualizado ajuda na própria localização do currículo. Fabio explica que em janeiro de 2024, a Catho observou que mais de 70% dos contatos feitos por empresas foram destinados a candidatos que tinham atualizado o perfil nos últimos seis meses, indicando que esses tiveram muito mais chances de entrevistas do que aqueles sem atualização recente. 

 

3 - Se manter atualizado

 

A importância do aprendizado contínuo no mercado de trabalho é uma realidade cada vez mais evidente, especialmente diante dos dados de pesquisa como os apresentados pela Catho, que destacam a escassez de candidatos qualificados como um desafio significativo para 73,51% dos recrutadores. Isso ressalta não apenas a necessidade de se manter atualizado com novos cursos e certificações, mas também o valor que isso adiciona ao seu perfil profissional.

 

Estar em constante evolução significa não apenas acompanhar as mudanças tecnológicas e metodológicas de sua área, mas também demonstrar um compromisso contínuo com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa atitude proativa em relação à aprendizagem e ao aprimoramento de habilidades é, frequentemente, o que diferencia candidatos em processos seletivos competitivos e pode ser decisivo para o avanço na carreira.



 

4 - Fazer uma busca diária por oportunidades

 

Fabio comenta que é importante que o candidato se comprometa, todos os dias, a dedicar-se um tempo para buscar novas vagas e oportunidades de aprendizado. "A constância fará com que o emprego certo chegue mais rápido", explica o diretor. 

 

5 - Utilizar palavras-chave estrategicamente

 

É importante incorporar palavras-chave relevantes ao currículo, refletindo os termos comuns da área que o candidato está em busca e as competências mais procuradas. Isso fará com que as chances de ser encontrado pelos recrutadores sejam maiores. 

 

É importante incorporar palavras-chave relevantes ao currículo, refletindo os termos comuns da área que o candidato está em busca e as competências mais procuradas. Isso fará com que as chances de ser encontrado pelos recrutadores sejam maiores. 

 

"Muitas vezes, os recrutadores fazem buscas no banco de currículo pesquisando exatamente pelos termos que querem que tenham no perfil, podendo ser o nome de um software, uma metodologia, uma atividade específica, etc. Além disso, em plataformas como a Catho, que conta com Inteligência Artificial, a tecnologia faz o cruzamento das palavras-chave existentes no currículo e na vaga para definir a compatibilidade dos perfis, ou seja, quanto mais aderente o currículo estiver com a vaga, maior a compatibilidade apontada para o recrutador", explica Maeda.

 

6 - Contar com ferramentas de busca de empregos 

 

Familiarizar-se com ferramentas de busca de emprego, como o aplicativo da Catho, é um passo fundamental no processo de encontrar novas oportunidades profissionais. Esse tipo de plataforma oferece uma conexão direta e eficiente entre profissionais e vagas de emprego, funcionando de forma online e gratuita, e pode significativamente acelerar o processo de contratação. Ao utilizar essas ferramentas, os candidatos podem não apenas aplicar para uma variedade de posições que se alinham com seus perfis e objetivos de carreira, mas também ganham acesso a recursos que podem prepará-los melhor para as etapas seguintes do processo de seleção.

 

Fabio, diretor da Catho, destaca a importância de estar bem preparado para as entrevistas de emprego. Isso inclui pesquisar previamente sobre a empresa, praticar respostas para perguntas comuns em entrevistas e cuidar da apresentação pessoal. Ele enfatiza que a pontualidade é crucial, tanto em entrevistas presenciais quanto virtuais, e que demonstrar um interesse genuíno pela vaga pode fazer uma grande diferença. Essas práticas não só mostram profissionalismo, mas também evidenciam o comprometimento do candidato com a oportunidade em questão.

 

Portanto, a combinação do uso de plataformas como a Catho para encontrar e aplicar para vagas, juntamente com uma preparação cuidadosa para as entrevistas, cria uma abordagem holística que maximiza as chances de sucesso no mercado de trabalho. A Catho, ao acelerar o processo de contratação, oferece aos candidatos uma vantagem competitiva, enquanto que seguir as orientações de preparação para entrevistas garante que eles estejam prontos para impressionar os recrutadores e se destacarem entre os demais candidatos. "Utilizando tecnologia de ponta, queremos conectar os candidatos às melhores oportunidades, alinhadas ao seu perfil e aspirações profissionais", finaliza Fabio.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp