16/04/2024 às 11h53min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h00min

Hospital IPO recebe 3ª edição do curso Accurate Otoplasty

O workshop, destinado a estudantes de medicina, vai oferecer a exclusiva modalidade “hands on”, que possibilita a realização de todas as etapas da cirurgia em pacientes reais

Eduardo Betinardi
Divulgação/IPO
O Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), de Curitiba (PR), é considerado uma das principais referências da América Latina na realização de otoplastias, cirurgia popularmente conhecida como “correção de orelhas de abano”. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é atualmente o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo. Nos últimos anos, com a cultura das selfies, a procura por otoplastia aumentou exponencialmente.

Entre os dias 25 e 27 de abril, o IPO vai receber a 3ª Edição do curso Accurate Otoplasty, destinados a médicos estudantes interessados no aprofundamento das técnicas de otoplastia. O workshop é ministrado e coordenado pelos doutores Caio Soares e Rodrigo Kopp, duas das maiores referências em otoplastia no país. “Nosso curso conta com cirurgiões plásticos, otorrinos, fellows e residentes, sendo altamente eficaz para estudantes”, comenta o Dr. Caio Soares.

O principal diferencial do curso Accurate Otoplasty será o conceito “hands on”, que permite aos estudantes a realização de uma cirurgia real em pacientes selecionados, conduzindo todas as etapas do procedimento sob a orientação dos preceptores. “Nosso ‘hands on’ oferece diferentes tipos de experiências, entre elas a possibilidade de operar orelhas de adultos ou crianças e com diferentes tipos de proeminências. Dessa maneira, conseguimos proporcionar aos alunos uma possibilidade única e segura para o desenvolvimento de suas habilidades cirúrgicas”, complementa o Dr. Caio.

Com três dias de duração, o curso é um verdadeiro intensivo, possibilitando, em pouco tempo, um aprendizado diferenciado pelo uso da tecnologia, didática e conhecimento dos professores. “Nosso curso possui três módulos, divididos em três dias: um teórico; um prático, que inicia com cirurgia demonstrativa e posteriormente treinamento em peças de silicone; e um com cirurgias ao vivo na modalidade ‘hands on’”, explica o Dr. Rodrigo Kopp. As peças em silicone, utilizadas no treinamento, são fabricadas com defeitos anatômicos especialmente para a prática dos alunos.

Outra tecnologia inovadora, que também será um dos destaques do Accurate Otoplasty, é o uso da realidade assistida, que proporciona uma experiência única aos participantes. Durante a cirurgia de exibição, os professores utilizam os óculos inteligentes RealWear Navigators, que permitem a transmissão em tempo real do campo de visão. Na sala de aula, uma tela e um dispositivo transmitem a imagem e o som, fazendo com que os alunos acompanhem o procedimento como se estivessem presentes na sala de cirurgia, além de permitir uma interação de modo ativo com os especialistas. “O curso é uma imersão absoluta e uma explosão na curva de aprendizado”, completa o Dr. Caio.

A 3ª edição do Accurate Otoplasty vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de abril no Hospital IPO. Para mais informações, acesse o perfil oficial do curso no Instagram (@accurateotoplastyofficial) ou o site https://pages.conectadoc.com.br/accurate-otoplasty.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp