09/04/2024 às 18h55min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h00min

Encarando o passado para viver plenamente o presente

Daniela Dias Montenegro
divulgação

Quando o passado está contagiando negativamente o presente, não é passado, é atualidade. A frase “o passado não é passado se te incomoda no presente” é profundamente verdadeira. Ela destaca a complexidade da interconexão entre nossas experiências passadas e nosso estado de saúde físico e emocional atual. Tão importante quanto entender que o que fazemos no presente molda nosso futuro é reconhecer que quem somos hoje é influenciado por nossas experiências passadas - desde a densidade óssea relacionada ao cálcio que consumimos até a língua que falamos relacionada com o país onde crescemos, tudo é largamente influenciado pelas vivências passadas.

As experiências passadas exercem um profundo impacto em nosso bem-estar presente e compreender isso permite aquele entendimento das coisas que abre o caminho para a mudança. Ter conhecimento do desenvolvimento dos fatos, do porquê chegamos aqui e somos o que somos leva à verdadeira compreensão do presente.

A psicóloga e terapeuta Solange Gomes, com mais de 25 anos atuando na área, fala sobre as experiências que desencadeiam as transformações e o entendimento no presente. “Uma frase que costumo utilizar em meu consultório, atribuída a Jesus Cristo, é: “conhecereis a verdade e ela vos libertará.” Ao assumir de onde viemos, como viemos, podemos observar como eventos passados moldam não apenas nossas lembranças, mas nossos comportamentos, crenças e emoções. Muitas vezes, essas experiências deixam uma marca indelével em nossa psique, influenciando nossas interações interpessoais, autoimagem e capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia. Alguém que enfrentou traumas na infância pode desenvolver padrões de medos, ansiedade ou hiper vigilância que persistem na vida adulta, afetando seus relacionamentos e bem-estar emocional”. Comenta a terapeuta.

Da mesma forma, experiências de rejeição ou crítica na juventude podem gerar inseguranças profundas que se refletem em dificuldades de confiança e autoestima.

Não existe presente sem passado. É entendendo o desencadeamento dos eventos, reações, escolhas etc., que se adquire instrumentos para transformar o presente. Reconhecer a presença contínua do passado em nossas vidas é o primeiro e crucial passo para promover a cura e o crescimento emocional.

Enfrentar o passado de frente não é apenas uma jornada rumo à cura emocional, mas um caminho para vivermos de forma mais autêntica e plena no presente. Ao encararmos nossos medos, traumas e padrões negativos, podemos liberar o peso do passado e abrir espaço para uma vida mais significativa e satisfatória.

Conheça mais sobre a psicóloga e terapeuta Solange Gomes nas redes sociais:

Instagram: @solangemesquitagomes

Site: https://solangemesquitagomes.com/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp