08/04/2024 às 13h06min - Atualizada em 09/04/2024 às 00h00min

ABRIL MARROM: tecnologia pode ser essencial na prevenção e combate às causas da cegueira

Hoje, dia 08 de abril, é a data oficial da campanha Abril Marrom, um alerta para os riscos da cegueira

EDNA A VAIROLETTI
www.vspresscomunicacao.com.br
Imagem Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no mundo, entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas e 135 milhões sofrem limitações severas de visão.   Porém, a maioria dos casos - entre 60% e 80% - poderiam ser evitados ou dispõem de tratamento, segundo a instituição. 

É neste cenário, que a campanha Abril Marrom chama a atenção para os cuidados com a saúde ocular para evitar doenças com potencial risco de cegueira. “A iniciativa surgiu, em 2016, graças ao médico Suel Abujamra, oftalmologista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A data oficial da campanha é 8 de abril e foi escolhida em homenagem ao nascimento do Professor José Álvares de Azevedo, responsável por trazer o alfabeto braile para o Brasil, em 1850. O marrom é alusivo a cor predominante dos olhos dos brasileiros”, conta Dr. Renato Klingelfus Pinheiro, doutor em ciências médicas pela FMUSP, assistente do setor de catarata e especialista em glaucoma pela Santa Casa de São Paulo e médico parceiro da Advance Vision.

A campanha foca na importância da prevenção e abre espaço para discussão sobre ações inclusivas, para atender pessoas com algum tipo de deficiência visual. “O envelhecimento da população é uma realidade mundial e as doenças ligadas à cegueira, pelo avanço da idade, seguem este ritmo crescente. Daí a relevância da campanha como um alerta”, observa o oftalmologista.  

Dr. Renato K Pinheiro explica que há três lesões irreversíveis que causam a cegueira. Por isso, a prevenção é de suma importância. “As causas mais comuns são o Glaucoma, relacionado à pressão intraocular, que pode gerar danos do nervo ótico, alterando o campo visual da periferia para o centro. Uma doença ardilosa, pois muitas vezes não é percebida até o momento do diagnóstico, quando o quadro pode ser irreversível. Outra é a Degeneração Macular, relacionada à idade, e que incide cada vez mais no mundo inteiro, devido ao próprio envelhecimento e a terceira, a Retinopatia Diabética, que também tem grande incidência da perda de visão”, detalha.

Entre as patologias oculares que podem causar a cegueira, mas são reversíveis, está a Catarata, uma opacidade (embaçamento) do cristalino, que tem a principal função de fornecer nitidez à visão e funciona como uma espécie de lente. Hoje a cirurgia tem resultados altamente positivos, devolvendo a visão para maioria dos pacientes. 


Dr.  Dr. Renato Klingelfus Pinheiro,

Qual a hora certa de procurar um especialista?

Dr. Renato K. Pinheiro alerta que há fases importantes para realizar uma consulta oftalmológica, pois a prevenção é essencial para evitar casos mais graves que pode até chegar à cegueira. É preciso buscar um diagnóstico precoce e se ficar atento com qualquer mudança na visão e vale também para que os pais observem seus filhos.

  • Infância - As crianças devem fazer consultas regulares, do nascimento até 8 anos, período em que a visão se forma. Ao nascer, é fundamental o Teste do Olhinho. Se não for diagnosticada, por exemplo, uma catarata congênita ou até um Retinoblastoma (câncer ocular comum na infância), os exames podem ser uma vez por ano, para que se acompanhe o desenvolvimento da visão. 
  • Adultos – A partir de 40 anos, visitas anuais são recomendadas, pois é quando começa a aumentar a incidência de doenças como Glaucoma, que cega silenciosamente. 
  • Idosos - Quanto mais a idade avança aumenta a chance de degeneração macular relacionada à idade. O intervalo das consultas dependerá de cada caso, se houver algum indício de risco de cegueira. É o momento de definir condutas como tratamentos com reposição de vitamínicos ou intraoculares, que podem retardar a piora da visão.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia tem conquistado avanços em equipamentos cada vez mais precisos no diagnóstico, prevenção e tratamentos cirúrgicos, como no caso das doenças reversíveis, como a Catarata. De acordo com a OMS, a doença é tida como a principal causa da cegueira no mundo, cerca de 51%, o que representa 20 milhões de pessoas, principalmente com mais de 50 anos.   “A cirurgia pode devolver a qualidade de vida e autonomia dos pacientes, no dia a dia, no trabalho e lazer”, diz o especialista.

Recursos inovadores, como os da plataforma OS 4TM da empresa suíça Oertli e distribuída, com exclusividade no país, pela Advance Vision, têm permitido que as cirurgias oftalmológicas se tornem cada vez mais eficazes e rápidas, com alto padrão de segurança e eficiência, de maneira minimamente invasiva e com os melhores resultados na recuperação da visão.

Sobre a Advance Vision

Advance Vision faz parte do grupo JL Health, focado no mercado de saúde desde 2002. É uma empresa especializada em produtos oftalmológicos, representando marcas internacionais que traduzem alta tecnologia, qualidade superior, segurança, excelência clínica e treinamento, visando atender a demanda de médicos especialistas. Estes produtos e equipamentos agregam um diferencial às clínicas, oferecendo aos pacientes, inovação, segurança e eficácia. 

Informações para a Imprensa
VS Press Comunicação
Andréa Simões – 11 99648-7636 - [email protected]
Edna Vairoletti – 11 98531-0066 - [email protected]
@vspresscomunicacao

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp