08/04/2024 às 14h34min - Atualizada em 09/04/2024 às 00h00min

Dia Mundial da Saúde: investir na prevenção para um futuro mais saudável

Comemorada no dia 7 de abril, data traz reflexão sobre a importância de cuidados constantes para maior longevidade e qualidade de vida

Naves Coelho
Freepik

No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data reservada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1948, para promover a conscientização sobre a importância de manter bons hábitos, da prevenção, do bem-estar e da qualidade de vida a longo prazo, em todo o mundo.

A prevenção é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e câncer, e manter uma vida mais em forma.. Dr. Celso di Lascio, médico da operadora de planos de saúde You Saúde, explica que uma das maneiras mais eficazes de prevenir tais doenças é através da prática regular de atividade física. “A atividade física não só fortalece o corpo, mas também melhora a função cardiovascular, reduz o risco de obesidade e promove o bem-estar mental. Incluir exercícios físicos na rotina diária, mesmo que seja apenas uma caminhada rápida, pode ter um impacto significativo na saúde a longo prazo”, afirma.

Além disso, uma alimentação saudável e a ingestão adequada de água também são fundamentais para o processo de prevenção e para manter o corpo funcionando corretamente. Uma pesquisa feita pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA, e publicada pela revista eBioMedicine, revela que manter a hidratação ajuda a retardar o processo de envelhecimento dos seres humanos e previnem doenças diferentes.

“A água desempenha um papel essencial na regulação da temperatura corporal, na digestão, na absorção de nutrientes e na eliminação de resíduos. Manter-se bem hidratado ajuda a prevenir complicações em diferentes sistemas do corpo, que pode levar a uma série de problemas de saúde, como fadiga, dores de cabeça e problemas renais”, relata o médico da You Saúde.

“Já na parte da alimentação, optar por alimentos nutritivos e balanceados, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a manter o corpo funcionando adequadamente”, completa.

Além dos cuidados físicos, a saúde mental também é uma parte importante da fórmula para uma vida saudável e feliz. O estresse, a ansiedade e a depressão, por exemplo, podem ter um impacto significativo na saúde física e no bem-estar geral. “É essencial dedicar tempo para cuidar da saúde mental, seja através da prática de técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, ou procurando ajuda profissional quando necessário”, finaliza Celso di Lascio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp