02/04/2024 às 00h23min - Atualizada em 04/04/2024 às 00h01min

Cólicas: O Yoga pode ajudar a controlar as dores. Saiba como

O período menstrual pode ser bastante complicado, principalmente pelas cólicas, mas o Yoga ajuda a reduzir essas dores, afirma a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

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© Divulgação/Freepik

O período menstrual é uma parte natural da vida das mulheres, mas pode ser bastante complicado por alguns sintomas como cólicas. Elas ocorrem devido às contrações do útero para expelir o revestimento uterino, mas sua intensidade pode variar por fatores como alimentação, endometriose e uso de contraceptivos e anticoncepcionais.

Essas dores podem prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher durante esse período, mas, de acordo com a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, o Yoga ajuda a controlar e reduzir dores de cólica.

O Yoga é importante para regular os ciclos da mulher e reduzir o impacto de fases como, por exemplo, a menopausa, ciclos menstruais, gestação, etc. Quando se trata de cólicas, ele ajuda a reduzir as dores durante o período”.

3 posições para aliviar as dores menstruais:

01 - Baddha Konasana:

Sente-se com a coluna relaxada, as solas dos pés unidas e os joelhos dobrados para fora, permita que eles caiam para os lados suavemente. Mantenha uma respiração tranquila e profunda. A respiração e movimentos de coluna massageiam a área uterina, mantendo a elasticidade, deixando a respiração fluir naturalmente, sem controle, ajustando os pés conforme necessário”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

02 - Uppavista Konasana:

Para esta posição, sente-se com as pernas estendidas em formato de V, mantenha a coluna relaxada e flexione o tronco para frente, alcançando os pés ou segurando os tornozelos. Mantenha os quadris no chão e respire profundamente, estique os braços para alongar a coluna. Essa posição ajuda a alongar o quadril e trabalha a musculatura das pernas e da pélvis”.

03 - Sukhasana:

Sente-se no chão com as pernas cruzadas, uma perna em cima da outra, os pés sob os joelhos opostos. Descanse as mãos sobre os joelhos e mantenha a coluna relaxada, respire profundamente e relaxe os ombros, ajudando a melhorar a mobilidade nos quadris e pernas”.


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