02/04/2024 às 00h26min - Atualizada em 04/04/2024 às 00h01min

O Silicone do condicionador pode estar prejudicando seu cabelo?

Dermatologista Gustavo Martins esclarece se o ingrediente danifica os fios

MF Press Global
© Divulgação / MF Press Global

O silicone é um dos ativos que mais aparecem nos produtos para cabelo. E mesmo assim, existe uma grande polêmica ao seu redor. Há quem diga que ele é um vilão que prejudica os fios a longo prazo, enquanto outras pessoas defendem seu uso e não abrem mão de condicionadores e cremes que possuem o ingrediente na fórmula. Então, para te ajudar a decidir se você deve utilizar ou não produtos com silicone na sua rotina, vamos explorar os prós e contras do componente e como isso pode afetar a saúde dos seus cabelos. 

De acordo com o dermatologista e presidente do Instituto brasileiro de transplante capilar, Gustavo Martins, existem diferentes tipos de silicone: alguns são solúveis em água e podem ser facilmente removidos apenas com enxágue no banho, enquanto outros são insolúveis e exigem o uso de shampoo para uma remoção completa. “Independentemente do tipo, é importante entender como o silicone interage com seus cabelos e se seu uso é realmente benéfico para você”, afirma Gustavo. 

Segundo Martins, diferente do que muitos propagam nas redes sociais, o silicone é conhecido por mimetizar a capa cuticular danificada do fio, devolvendo uma camada protetora temporária durante o uso. “Assim, os produtos auxiliam a proteger o cabelo do ressecamento, da exposição a poluição e atrito. Não há problemas em utilizar, apenas precisa ser bem removido como qualquer outro produto de cabelo”, destaca o dermatologista. 

Por isso, para evitar qualquer problema decorrente do uso de silicone nos fios, é essencial garantir uma remoção completa do produto durante a lavagem. Esfregar bem a raiz e permitir que o shampoo escorra pelo comprimento dos fios são práticas recomendadas para garantir uma limpeza eficaz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp