02/04/2024 às 13h14min - Atualizada em 03/04/2024 às 00h00min

Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção

Com estratégias práticas e acompanhamento regular é possível garantir uma vida saudável e diminuir riscos de complicações vasculares

Way Comunicações
Pexels
No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP) destaca a necessidade de uma atenção especial a um aspecto vital frequentemente negligenciado, que é a saúde vascular. Reconhecer os sintomas, compreender a importância da prevenção e realizar avaliações médicas regulares são passos obrigatórios para manter a saúde.

O sistema circulatório desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do corpo humano. As artérias e veias, componentes vitais desse sistema, têm a responsabilidade de transportar sangue oxigenado para todos os órgãos e tecidos do corpo. Portanto, é imprescindível preservar a integridade desses vasos para assegurar uma circulação adequada e prevenir uma série de condições adversas, tais como varizes, pé diabético e trombose. Em casos mais graves e quando o diagnóstico é tardio, tais circunstâncias podem evoluir para uma embolia pulmonar, tornando-se potencialmente letais.

Conforme explica o diretor de publicações da SBACV-SP, Dr. Ivan Benaduce Casella, os problemas vasculares podem variar dependendo da condição específica, mas alguns sinais comuns incluem dor ou sensibilidade nas pernas, inchaço, veias dilatadas, alterações na cor da pele, formigamento ou dormência e úlceras que não cicatrizam. A indicação é que se a pessoa apresentar algum desses sintomas, é importante procurar atendimento médico para uma avaliação e tratamento adequado.

“Adotar um estilo de vida saudável, que englobe uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios, controle do peso e abstenção do tabagismo são medidas indispensáveis para promover o adequado funcionamento do sistema circulatório. Além disso, é importante monitorar regularmente os fatores de risco, tais como pressão arterial, níveis de colesterol e glicose no sangue", destaca o Dr. Casella.

Para aqueles com predisposição genética ou fatores de risco adicionais, como doenças cardiovasculares, é recomendado um acompanhamento médico em uma idade mais jovem, geralmente a partir dos 40 anos, ou conforme orientação do especialista.  Uma atenção especial também deve ser dada às pessoas com histórico familiar de trombose.

“No Dia Mundial da Saúde, a melhor forma de contribuição é reforçar a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde e destacar a necessidade de medidas preventivas. Com hábitos saudáveis e estar atento aos sinais de alerta, é possível reduzir significativamente o risco de complicações e desfrutar de uma vida mais longa e saudável”, orienta o médico.

A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para toda a população. Para outras informações acesse o site e siga as redes sociais da Sociedade (Facebook e Instagram).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp