02/04/2024 às 16h25min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h02min

Estudo aponta modelos de caminhões mais visados pelos criminosos, cargas mais procuradas e locais mais perigosos

Roubo e furto de caminhões e cargas caem no Estado de São Paulo, mas ainda são registrados mais de 20 eventos por dia

DOC Press Comunicação
Grupo Tracker
            Menos caminhoneiros foram vítimas dos criminosos, no Estado de São Paulo, em 2023. É o que revela o Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado. Entre janeiro e dezembro, o número de furtos caiu 14% e o de roubos 30%, totalizando uma redução média de 27% nas ocorrências, na comparação com o ano anterior. Ainda assim acontecem, em média, cinco crimes desta natureza por dia, no Estado.
            “A redução no número de ocorrências é sempre uma boa notícia. Podemos correlacionar a evolução tecnológica aplicada nos veículos pesados junto com o acompanhamento da dirigibilidade do motorista. Essa combinação forma uma importante ferramenta de sucesso na redução do risco. O Grupo Tracker possui alta tecnologia diferenciada no mercado com redundância nos protocolos de comunicação com GPS/GPRS, radiofrequência e mais um canal autônomo. Esta tecnologia com inteligência embarcada aliada a uma operação robusta na área de comando com pronta-resposta terrestre e aérea são fundamentais na segurança do patrimônio do transportador”, destaca a diretora de Marketing e Vendas do Grupo Tracker, Ana Cardoso.  
            Para o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira, “a diminuição observada pode ser parcialmente atribuída à postura mais assertiva adotada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que registrou um incremento de 8% no número de operações, em comparação com o ano de 2022. Como consequência, o número de recuperação de veículos cresceu 18% no mesmo período, passando de 41.927 veículos recuperados em 2022 para 49.366 em 2023. Quando a polícia intensifica os esforços em busca, recuperação e prisão dos envolvidos, envia um sinal forte aos criminosos, contribuindo para a redução do número de crimes”, analisa.  
            O estudo Tracker-Fecap também analisou os boletins de ocorrência referentes a cargas. Em 2023, houve uma redução de 14% nos roubos e furtos, na comparação com 2022. Foram 5929 ocorrências, uma média de 16 por dia.

Cidades
            No caso dos veículos pesados, a capital e Guarulhos são as cidades que lideram o ranking, o que se justifica pela densidade populacional. Chama atenção também o alto índice de ocorrências em Jundiaí, conhecida por infraestrutura de transportes, e Campinas, importante polo econômico do estado.
            Os bairros mais perigosos são Vila Maria (34 eventos), Vila Leopoldina (19), São Domingos (16), Jaçanã (11), Vila Guilherme (9), seguidos por Jaraguá, Socorro, Jardim São Luis, Pari, Parque Novo Mundo e Perus (todos com 8 ocorrências). 
            O especialista da FECAP destaca a dispersão geográfica das ocorrências. Os dados indicam que, ao invés de se concentrarem em poucos pontos críticos, tais crimes estão distribuídos por toda a cidade, o que complica as estratégias de prevenção e resposta das autoridades. “Isso exige uma análise mais profunda dos padrões de crime, talvez através da utilização de tecnologias de big data e algoritmos preditivos que podem mapear tendências emergentes e orientar a alocação de recursos de forma mais eficiente e em tempo real”, analisa Erivaldo Costa Vieira.
            O estudo também tem implicações para as estratégias das empresas de logística e para os seguradores. “O padrão disperso dos roubos e furtos indica que medidas de segurança não podem ser apenas localizadas, mas devem ser extensivas e integradas, potencialmente incluindo sistemas de rastreamento aprimorados, protocolos de resposta rápida e treinamento de motoristas para práticas de direção defensiva”, alerta Ana Cardoso.

Marcas e modelos
Os dez primeiros modelos listados somam 23% do total de ocorrências, o que indica que nenhum modelo específico é desproporcionalmente visado.

MARCAS/MODELOS MAIS ROUBADOS OU FURTADOS
Marcas e Modelos Furto (art. 155) Roubo (art. 157) Total Geral
VW/24.280 CRM 6X2 26 55 81
VOLVO/FH 460 6X2T 1 77 78
VOLVO/FH 540 6X4T   76 76
SCANIA/R450 A6X2 1 47 48
VW/24.250 CNC 6X2 15 30 45
FORD/FORD F 4000 38 2 40
SCANIA/R 440 A6X2   29 29
M.B./M.BENZ L 1113 20 4 24
SCANIA/R 440 A6X4 1 19 20
M.BENZ/ATEGO 2426 1 17 18

Roubo e furto de cargas - Cidades
            Quanto às cargas, os dados do Boletim Tracker-Fecap revelam que as cidades do litoral estão na mira dos criminosos. São Vicente, Praia Grande e Guarujá estão entre as 10 mais perigosas. Isso mostra uma clara relação com a expansão do crime organizado na região.     

Na capital paulista, os bairros com mais ocorrências são os mais afastados do centro, “que evidenciam uma problemática mais ampla de segurança urbana nas áreas periféricas da cidade”, afirma o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP. “Nestas regiões, há um perfil específico dos bens visados: itens de baixo valor individual, porém de alta liquidez, como alimentos, cigarro e bebidas, que são atraentes para os criminosos devido à facilidade de revenda em mercados informais e com baixa fiscalização”, complementa, Erivaldo Costa Vieira.

Mercadorias mais roubadas
 
Posição Tipo de Mercadoria Descrição
1 Eletrônicos Inclui smartphones, laptops, tablets e outros dispositivos de alto valor.
2 Produtos Farmacêuticos Medicamentos, vacinas e equipamentos médicos.
3 Alimentos e Bebidas Itens perecíveis e não perecíveis, incluindo bebidas alcoólicas.
4 Vestuário Roupas, calçados e acessórios de marcas famosas.
5 Cigarros Altamente visados devido ao alto imposto e facilidade de revenda.
6 Cosméticos e Perfumes Produtos de beleza e fragrâncias de luxo.
7 Peças de Veículos Peças de reposição, pneus e acessórios automotivos.
8 Cargas Metálicas Cobre, alumínio e outros metais devido ao seu valor no mercado de sucata.
9 Produtos Químicos Inclui substâncias industriais e agrícolas.
10 Eletrodomésticos Grandes e pequenos aparelhos domésticos.

 
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