29/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 30/03/2024 às 00h00min

O que fazer quando a garganta está inflamada?

O sintoma mais recorrente da garganta inflamada é a dor

Geziane de Mattos Diosti
Divulgação

É só o tempo mudar que logo ela aparece: a inflamação da garganta é algo recorrente a muitos de nós, mas você já parou para se perguntar por que ela aparece? Será que é apenas quando o tempo ‘vira’” ou quando surge uma gripe ou resfriado?

A garganta inflamada vai além de uma simples mudança de temperatura. Estruturas como a faringe, a laringe e as amígdalas podem ser afetadas quando a garganta começa a ‘arranhar’, trazendo sintomas parecidos.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Diego Malucelli, a inflamação na garganta é uma reclamação frequente nos consultórios, e as causas são variadas.

“A inflamação na garganta ocorre quando a faringe, laringe ou as amígdalas estão acometidas, e existem várias causas, principalmente as infecções virais e bacterianas. Além disso, as reações alérgicas ao pólen, mofo ou poeira, o uso excessivo da voz, o refluxo gastroesofágico e distúrbios autoimunes, por exemplo, podem provocar o problema”, explicou o otorrino.

 

Sintomas da garganta inflamada

O sintoma mais recorrente da garganta inflamada é a dor. Em geral, ela começa leve, como uma simples irritação ao engolir os alimentos.

“Junto com a dor podem aparecer sintomas como a tosse seca (sem catarro), ínguas na região lateral do pescoço, pus na garganta, diminuição do apetite e rouquidão”, acrescentou o otorrino.

Como aliviar os sintomas 

Para um alívio momentâneo da inflamação da garganta, o Dr. Diego deu algumas orientações. Lembrando que a consulta médica é fundamental para que o diagnóstico seja feito corretamente, bem como o tratamento.

As dicas são:

- beba bastante água;

- prefira alimentos líquidos ou pastosos;

- evite alguns irritantes, como cigarro e poluentes ambientais;

- faça gargarejos com água salgada morna para aliviar a dor e reduzir a inflamação;

- evite falar em excesso, mantendo repouso na voz;

- utilize um umidificador de ar, principalmente durante o sono, pois ajudar a manter o ar úmido, aliviando a garganta seca e irritada;

- chupar pastilhas que deixam a garganta 'anestesiada' ajudam a diminuir o desconforto.

Tratamento para garganta inflamada

Em alguns casos, as inflamações na garganta podem começar e logo desaparecer num intervalo de 24h. Mas caso os sintomas se prolonguem ou até mesmo piorem, o ideal é se consultar com um médico otorrinolaringologista.

“Como comentamos anteriormente, a inflamação na garganta pode ter diferentes causas. Portanto, antes de começar qualquer tratamento, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos”, finalizou Diego.

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp